Após enfrentar graves dificuldades financeiras, a pioneira em micoproteínas, Mycorena, declarou falência no início deste ano, buscando um novo proprietário para dar continuidade às suas inovações e presença no mercado.
Hoje, a Naplasol, membro do Grupo VEOS, anunciou a aquisição da empresa sueca. A Naplasol é especializada em fermentação de biomassa para a produção de micoproteínas e oferece diversos ingredientes para aplicações alimentares.
O Grupo VEOS, fundado em 1974 e com sede na Bélgica, é um líder global no mercado de proteínas animais, com instalações de produção em várias partes do mundo. Atende às indústrias de alimentos, pets e rações, contando com uma rede global de vendas.
Segundo o anúncio, a Naplasol pretende produzir o principal produto da Mycorena, o Promyc, em sua unidade industrial em Bree, na Bélgica, para ampliar seu portfólio e oferecer novas proteínas sustentáveis.
Wim Slee, co-CEO do Grupo VEOS, comentou: “Ambas as empresas, Naplasol e Mycorena, atuam no mesmo campo e possuem conhecimentos e produtos complementares, dos quais podemos nos beneficiar no futuro.”
“Estamos orgulhosos de poder continuar a história da Mycorena, pois acreditamos fortemente no futuro das micoproteínas. As micoproteínas são claramente uma alternativa de proteína sustentável, com menor emissão de CO2 e menor uso de terra e água em comparação com outras proteínas de origem vegetal.”
Expertise industrial para Promyc
A Naplasol destaca as vantagens do Promyc, que vão desde seu valor nutricional, sabor neutro e textura fibrosa até sua sustentabilidade, oferecendo uma pegada de carbono, terra e água menor do que outras proteínas vegetais.
Fundada em 2017, a Mycorena lançou sua micoproteína Promyc e desenvolveu produtos inovadores, incluindo gordura à base de fungos e manteiga à base de micoproteína. Além disso, introduziu produtos para o consumidor em seis países da União Europeia, através de parcerias e colaborações com empresas como Revo Foods e Peas of Heaven, entre outras.
Apesar do crescimento significativo e da captação de mais de €35 milhões em investimentos, a Mycorena enfrentou mudanças nas dinâmicas de mercado, incluindo a diminuição do interesse dos investidores. A empresa afirma ter feito grandes esforços para superar essas dificuldades, incluindo a suspensão de seu projeto de fábrica em larga escala na Suécia para o Promyc e a mudança para um modelo de negócios estratégico. No entanto, acabou por declarar falência e buscar um novo proprietário.
Ramkumar Nair, PhD, fundador da Mycorena, declarou: “A Mycorena teve uma jornada emocionante em direção a se tornar uma líder na indústria de micoproteínas. A aquisição e fusão com a Naplasol oferecem uma oportunidade única para construir sobre a base que estabelecemos. Estamos ansiosos para ver a Mycorena continuar a prosperar sob a forte expertise industrial do Grupo VEOS.”
Confira a matéria publicada na vegconomist.
Leia também:
Big Idea Ventures e parceiros lançam programa de inovação em alimentos para pets
A revolução plant-based está só começando
Lidl reduz permanentemente preços de produtos plant-based