A Shiru, startup de biotecnologia que cria novos ingredientes alimentares, lançou seu primeiro produto comercial. O OleoPro, uma gordura à base de proteína vegetal!

O produto foi elaborado para ser utilizado em carne alternativa e outras formulações plant-based.

O lançamento foi desenvolvido utilizando a plataforma de Inteligência Artificial da empresa e utiliza tecnologias de alimentos para criar seu próprio processo de criação. De acordo com a empresa o OleoPro é um ingrediente de gordura alternativo nutritivo, sustentável e de alto desempenho.

Perfil nutricional

“Os óleos utilizados em carnes à base de plantas, como palma e coco, são desastrosos para o meio ambiente, além disso, não são bons para a saúde. O OleoPro™ traz a suculência e gordura que esperamos das carnes convencionais para carnes vegetais, mas com um perfil nutricional muito melhorado OleoPro™ é uma atualização categórica e sem destruir a floresta tropical”, disse o Dr. Jasmin Hume, fundador e CEO da Shiru.

O novo lançamento possui 90% menos gordura saturada do que os demais óleos. Além disso, o produto é capaz de melhorar o desempenho técnico das carnes alternativas.

Dessa forma, o OleoPro mantém sua forma em temperatura ambiente, fica marrom quando cozido e proporciona sensação suculenta e gordurosa na boca quando utilizado na composição de carne à base de plantas.

Alimentos à base de plantas

A plataforma de tecnologia proprietária da Shiru, a Flourish, utiliza bioinformática e aprendizado de máquina para direcionar proteínas funcionais, descobriu as proteínas altamente funcionais usadas para desenvolver a gordura com patente pendente.

O mercado recebeu o lançamento de maneira positiva pela indústria, inclusive pela empresa de carne cultivada UPSIDE Foods.

De acordo com Daniel Davila, SFC da UPSIDE: “Os testes revelaram que o OleoPro é uma solução de gordura promissora, mostrando desempenho superior em comparação com uma variedade de sistemas de gordura plant-based”.

A Shiru, que tem o Dr. Ranjani Varadan como seu primeiro CSO, explorou aplicações para sua gordura vegetal para além da carne alternativa, incluindo também laticínios à base de plantas e produtos de higiene.

Anteriormente, a Shiru, realizou uma parceria com a Puratos, empresa líder em panificação, com o objetivo de avaliar e dimensionar possíveis substitutos para os ovos.

Segundo Hume: “Os consumidores não devem comprometer o sabor ou a textura para fazer escolhas alimentares sustentáveis e nutritivas”.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Por que utilizar produtos de limpeza veganos?

THIS levanta £ 15 milhões para expansão internacional

Impossible Foods lança carne bovina vegetal com 45% menos gordura

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Shiru

Por Ana Cristina Gomes em 15 de março
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores