A Lidl Holanda anunciou uma redução permanente nos preços de alternativas plant-based, tanto para carnes quanto para laticínios, igualando ou até mesmo baixando os valores em comparação aos seus equivalentes de origem animal. O objetivo da varejista é eliminar o preço como um obstáculo para escolhas mais sustentáveis.
Essa iniciativa segue um estudo realizado pela ProVeg no ano passado, que mostrou que as pessoas são muito mais propensas a escolher alimentos plant-based quando esses são mais acessíveis. A pesquisa revelou que a maioria deseja que esses produtos tenham preços semelhantes aos alimentos de origem animal, incluindo subsídios governamentais comparáveis.
Lidl já havia reduzido os preços de produtos plant-based em outros mercados europeus, como Alemanha, Dinamarca, Hungria e Áustria. Outras redes, como a Jumbo na Holanda, também adotaram medidas semelhantes, assim como diversos varejistas em toda a Europa.
“Preço é o principal obstáculo para que as pessoas escolham opções plant-based com mais frequência. Tornar esses produtos iguais ou mais baratos do que carne e laticínios remove essa barreira”, afirmou Martine van Haperen, especialista em Saúde e Nutrição da ProVeg Holanda.
Influenciando a proporção de proteínas
Além disso, como parte de seus esforços para reduzir a pegada de carbono, a Lidl anunciou o lançamento de um produto que pode gerar discussões — uma carne moída misturada. Composta por 60% de carne bovina e 40% de proteína de ervilha, o produto promete gerar 37,5% menos emissões de CO2 do que a carne moída convencional, além de ser 33% mais barato. A Lidl afirma ser a primeira rede na Holanda a lançar esse tipo de produto.
Esse lançamento pode ter sido inspirado pelo compromisso da Lidl, junto com outras 11 cadeias de supermercados holandesas, de garantir que 60% das proteínas que vendem sejam plant-based até 2030. Atualmente, apenas 40% das proteínas comercializadas nos supermercados holandeses são de origem vegetal, e dados recentes indicam que os supermercados ainda não estão fazendo o suficiente para desencorajar o consumo de carne.
Anteriormente, a Lidl já havia anunciado planos para substituir mais proteínas animais por alternativas vegetais em 2023. Embora produtos de carne misturada frequentemente gerem opiniões divididas, a ProVeg elogiou o novo lançamento, argumentando que ele atrairá consumidores que ainda não estão prontos para abandonar totalmente a carne.
“Nem todos querem comer substitutos de carne ou leguminosas”, disse van Haperen. “Ao introduzir um produto híbrido, simplesmente na prateleira de carnes, [a Lidl] realmente atrai o carnívoro. Eles nem precisam mudar seus padrões de consumo. Esta é uma adição valiosa que realmente oferece à Lidl a oportunidade de influenciar a proporção de proteínas.”
Confira a matéria publicada na vegconomist.
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