Na Europa, estamos vendo um fenômeno que considero inevitável também no Brasil: muitos alimentos plant-based estão alcançando a paridade de preço com os produtos de origem animal. Um exemplo recente é o anúncio da Lidl Holanda, que reduziu permanentemente os preços de alternativas plant-based, igualando ou até mesmo baixando os valores em comparação aos seus equivalentes de origem animal.
Isso reflete uma tendência clara: quando o preço deixa de ser um obstáculo, as pessoas estão mais dispostas a escolher opções sustentáveis. Estudos já mostraram que o preço é um dos principais fatores que influenciam a escolha por alimentos plant-based. Para mim, além do sabor e da disponibilidade, o custo acessível será um dos grandes motores para a adoção em massa desse tipo de alimentação.
No Brasil, o mercado plant-based já ultrapassou R$ 1 bilhão em vendas no varejo, e acredito que estamos só no começo de um a verdadeira transformação no consumo de alimentos mais sustentáveis e livre de crueldade. Vejo um futuro promissor em que alimentos plant-based não só estarão mais acessíveis, mas também serão uma escolha comum em todas as mesas.
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