A Mosa Meat, recebeu a Certificação B Corp, que confirma o compromisso da empresa com práticas sustentáveis e reforça sua liderança na indústria de carne cultivada.

A Mosa Meat é uma empresa de capital privado estabelecida na Holanda, apoiada pela Blue Horizon, Bell Food Group, Nutreco, Mitsubishi Corporation e Leonardo DiCaprio. Até o momento, a empresa levantou cerca de US$ 100 milhões para cultivar carne e reduzir o impacto climático da produção industrial de carne bovina.

Carne cultivada

De acordo com Maarten Bosch, CEO da empresa: “Acreditamos na criação de carne real e deliciosa que impacta positivamente o clima e nosso sistema alimentar, e estamos otimistas de que esses valores serão compartilhados por todos os interessados em nosso campo emergente da agricultura celular”.

Fundada em 2016, a Mosa Meat introduziu o primeiro hambúrguer de carne cultivada do mundo, cultivado “diretamente” a partir de células de vaca em 2013. Ao longo dos anos, a empresa superou o desafio da indústria de reduzir os custos de cultivo de carne. Ela desenvolveu um meio de cultura celular sem soro fetal bovino, usando ingredientes de grau alimentício em parceria com a Nutreco, e estabeleceu assim, um processo de adesão celular sem andaimes.

A Mosa Meat está ampliando a produção de carne bovina e anunciou planos para solicitar aprovações regulatórias em Singapura e nos Estados Unidos. A carne cultivada ainda não possui aprovação da União Europeia, mas a empresa pode organizar degustações na Holanda.

Desempenho ambiental

As empresas certificadas pela B Corp devem atender aos mais altos padrões de desempenho social e ambiental verificado, transparência pública e responsabilidade legal para equilibrar propósito e lucros.

A Mosa Meat explica que, para se tornar certificada pela B Corp, precisou passar por avaliações para dois modelos de negócios: conservação de recursos e missão comprometida.

A conservação de recursos reconhece produtos ou serviços que reduzem o uso de recursos, como energia e água. A instalação da Mosa Meat utiliza 100% de energia renovável. Além desse impacto climático favorável, de acordo com um estudo de Análise de Ciclo de Vida independente e revisado por pares, a produção de carne cultivada poderia reduzir o impacto climático em 92%, a poluição do ar em 93% e o uso de terra em 95% e água em 78% quando comparada à carne bovina industrial.

O modelo de negócios comprometido com a missão reconhece empresas que priorizam sua missão e partes interessadas nos processos de tomada de decisão. Eles consideram o impacto de suas decisões sobre os trabalhadores, clientes, fornecedores, bem como a comunidade.

De acordo com Leonardo DiCaprio, que também é um consultor da empresa: “A Mosa Meat continua sendo uma defensora da mudança. Estou orgulhoso de ver a Mosa Meat se tornar a primeira empresa de carne cultivada a ser certificada pela B Corp, espero que seja a primeira de muitas”.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Pesca desenfreada: o impacto na vida marinha

Pesquisa revela apoio dos brasileiros às refeições à base de plantas

Startups brasileiras sustentáveis concorrem a vaga em premiação global de inovação

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Mosa Meat

Por Ana Cristina Gomes em 11 de setembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores