A cadeia de supermercados suíça Migros uniu forças com a Circular Food Solutions para lançar uma nova linha de alternativas de carne upcycled.
Os produtos são feitos a partir de grãos de cevada descartados, um subproduto da cevada utilizada na produção de cerveja. Os grãos, ricos em nutrientes como proteínas, vitaminas e fibras, são combinados com ervilhas e trigo cultivados na Suíça para produzir as alternativas de carne.
Atualmente, a linha conta com três produtos: hambúrgueres, carne moída e pedaços marinados. As alternativas de carne foram desenvolvidas utilizando a tecnologia da Circular Food Solutions, que visa ajudar empresas a aproveitarem a crescente demanda por alimentos plant-based, ao mesmo tempo em que fazem melhor uso dos recursos. A tecnologia é conhecida por produzir carnes alternativas com “uma textura única de fibra, sabor e elasticidade”.
Os novos produtos fazem parte da marca V-Love da Migros, que oferece uma variedade de alimentos plant-based, como tofu, barras de chocolate, bifes veganos, biscoitos e muito mais. Outra adição à linha V-Love é o sorvete de baunilha plant-based, composto por sorvete vegano à base de coco coberto com chocolate.
Upcycling de subprodutos da indústria cervejeira
Migros não é a única empresa a fazer upcycling de subprodutos da indústria cervejeira. No ano passado, James Wilks — um ex-lutador do UFC e estrela do aclamado documentário The Game Changers — lançou uma linha de pós proteicos feitos com cevada upcycled da produção de cerveja. Enquanto isso, a Prefer, sediada em Cingapura, combina grãos de cevada descartados com ingredientes como pão desperdiçado e polpa de leite de soja para produzir uma alternativa ao café.
A levedura de cevada descartada também está se tornando um ingrediente cada vez mais popular e é aproveitada por empresas como a ProteinDistillery da Alemanha, como uma alternativa à proteína da clara de ovo, e a revyve, com base nos Países Baixos, como ingredientes sustentáveis à base de levedura que podem substituir as proteínas animais e os aditivos alimentares.
“Em celebração ao Dia da Terra, apresentamos esta inovação sustentável”, declarou a Migros no LinkedIn. “Os novos produtos V-Love são um excelente exemplo de upcycling eficiente e uma contribuição importante para combater o desperdício de alimentos.”
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