A UNCAGED Innovations, startup de biomateriais dos EUA focada em couro vegano, anunciou que levantou US$ 2 milhões em uma rodada de investimento seed. O valor captado será uutilizado para lançar o couro vegano de luxo da empresa.

Fundada em 2020, a UNCAGED Innovations está empenhada em oferecer uma alternativa sustentável ao couro para bens de consumo e a indústria automotiva. Dessa forma, utilizando uma tecnologia inovadora com patente pendente, esta startup está desenvolvendo uma plataforma de substitutos biomiméticos e sem plástico para substituir o uso de peles de animais, eliminando a necessidade de produtos químicos de curtimento. Em comparação com o couro tradicional, o UNCAGED afirma que seus materiais podem ser produzidos em questão de horas, enquanto o couro de origem animal pode durar vários anos.

Para apoiar o desenvolvimento dessa tecnologia, a UNCAGED Innovations foi agraciada com uma valiosa bolsa da National Science Foundation Small Business Innovation Research (SBIR).

Couro vegano de luxo

De acordo com Stephanie Downs, CEO e cofundadora da UNCAGED: “O cenário atual do mercado de couros alternativos depende fortemente de materiais à base de plástico. Nossa plataforma de tecnologia nos permite fundir elementos biodegradáveis, cada um com características únicas, como textura, resistência, flexibilidade, resistência à água, cor e fragrância. Podemos ajustar nossa formulação para atender a diferentes especificações de desempenho.

“Estamos entusiasmados em trabalhar com a InMotion Ventures e a JLR para reimaginar o couro na indústria automotiva. Estamos orgulhosos de ter aproveitado apenas um por cento dos fundos arrecadados por inovadores anteriores para ir do conceito à produção em escala total, dando-nos uma vantagem competitiva sobre nossos concorrentes.”, afirmou Stephanie Downs.

Novos materiais

Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores

De acordo com a InMotion Ventures, a missão da UNCAGED Innovations de desenvolver materiais ecologicamente corretos está definida com o objetivo da JLR de investir em luxo sustentável. “Estamos entusiasmados em apoiar a UNCAGED Innovations e sua visão para o futuro dos biomateriais”, afirmou Mike Smeed, diretor administrativo da InMotion Ventures. “A dedicação da empresa à inovação material reforça o nosso foco em investir em empresas com propósitos para alcançar mudanças positivas em toda a indústria.”

Outros participantes da rodada pré-seed incluíram VegInvest, Stray Dog Capital, Alwyn Capital, Hack Capital, assim como a GlassWalls Syndicate.

“Estamos orgulhosos de colaborar com a UNCAGED para explorar alternativas responsáveis ao couro, à medida que buscamos uma visão de luxo moderno e sustentável”, disse Rossella Cardone, diretora e chefe de sustentabilidade da JLR. “Isso está alinhado com nossa estratégia de sustentabilidade e com o foco na procedência dos materiais que utilizamos. Devemos abraçar novas possibilidades de materiais, novos processos e novas tecnologias, e investir em inovação de materiais sustentáveis.”

Aproveite e leia também:

Upside Foods e Eat Just recebem aprovação do USDA para venda de frango cultivado nos EUA

A revolução da beleza limpa: conheça os benefícios da Clean Beauty

A influência do mercado vegano na indústria de beleza e cuidados pessoais

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação UNCAGED Innovations

Por Ana Cristina Gomes em 23 de junho