A UPSIDE Foods recebeu a aprovação regulatória final para produzir e comercializar seu frango cultivado nos EUA!

Ao mesmo tempo, a divisão GOOD Meat da Eat Just também concluiu seu estágio final de aprovação, depois que ambas as empresas receberam a Concessão de Inspeção (GOI) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Isso marca a conclusão da última etapa do processo regulatório pré-mercado.

O recebimento do GOI confirma que o Centro de Engenharia, Produção e Inovação (EPIC) da UPSIDE Foods atende aos requisitos operacionais federais para instalações.

Frango cultivado

A UPSIDE anunciou que seu primeiro produto no mercado será um frango integral feito com 99% de células de frango. Este produto será servido no Bar Crenn, um prestigiado restaurante em San Francisco, de propriedade do chef Dominique Crenn, detentor de três estrelas Michelin. É importante ressaltar que uma mulher será responsável por preparar o primeiro frango cultivado a ser servido nos Estados Unidos!

Além disso, a UPSIDE Foods planeja lançar um concurso nas redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter. Dessa forma, os consumidores terão a chance de ganhar a experiência de provar esse frango cultivado em restaurante de prestígio.

A UPSIDE Foods se tornou Unicórnio após uma rodada de investimentos da Série C de US$ 400 milhões de investidores como Cargill, Tyson Foods e Bill Gates. Até o momento, a empresa levantou US$ 608 milhões para desenvolver sua tecnologia e construir uma  instalação piloto em Emeryville que pode produzir 50.000 libras de produto acabado anualmente, um bom começo para lançar este produto tão esperado.

Processo regulatório

A UPSIDE Foods iniciou sua jornada rumo à recepção há sete meses, quando obteve uma aprovação significativa do FDA para garantir a segurança de seu frango cultivado.

Nos Estados Unidos, o FDA é responsável pela regulamentação dos ganhos de desenvolvimento celular de carne e aves cultivadas. Em seguida, o USDA supervisiona o processo de produção e as aprovações regulatórias de rotulagem. Portanto, é com satisfação que informamos que a UPSIDE Foods recebeu a aprovação do rótulo do USDA na semana passada, permitindo o uso do termo “frango cultivado em células”. Com essa aprovação, os produtos da empresa, assim como qualquer outro produto de carne ou frango, serão marcados com a certificação do USDA.

Carne cultivada

De acordo com a AFN, as análises da FDA em ambas as empresas mencionaram o uso de albumina de soro bovino no meio de crescimento. “Geralmente, nossas operações de P&D estão livres de nutrientes derivados de animais há mais de três anos”, disse a empresa. Em janeiro, a empresa obteve aprovação regulatória para seu meio de cultura sem soro em Cingapura.

Em 2021, a UPSIDE revelou ter desenvolvido um meio de cultura livre de origem animal, o ACF Cell Feed, um avanço no desenvolvimento de carne cultivada.

De acordo com a UPSIDE Foods: “Com o GOI e o rótulo aprovado, a UPSIDE terá concluído o processo de revisão regulatória pré-comercialização do frango cultivado. Um momento histórico que a indústria de carne cultivada está esperando desde 2015. Em outras palavras, isso significa que a carne cultivada está aprovada para venda nos EUA”.

Aproveite e leia também:

UPSIDE Foods recebe a primeira aprovação do selo USDA para carne cultivada

A revolução da beleza limpa: conheça os benefícios da Clean Beauty

A influência do mercado vegano na indústria de beleza e cuidados pessoais

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Upside Foods

Por Ana Cristina Gomes em 21 de junho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores