A UPSIDE Foods anunciou que se tornou a primeira empresa no mundo a receber a aprovação do selo USDA para carne cultivada.

O USDA, é responsável pela regulamentação dos rótulos de carne, aves e ovos, o selo foi concedido oficialmente a aprovação ao termo “frango cultivado em células” para o novo produto da Upside Foods no dia 12 de junho.

Aprovação do selo USDA

O frango cultivado da Upside Foods é produzido a partir de células animais e dessa forma, está sujeito aos mesmos requisitos de rotulagem que a carne convencional. Essa aprovação demonstra que o produto está em conformidade com os requisitos de rotulagem pré-comercialização estabelecidos pela agência reguladora.

De acordo com a Dra. Uma Valeti, CEO e fundadora da UPSIDE Foods: “A aprovação do nosso rótulo pelo USDA marca um grande passo em direção ao nosso objetivo de criar um sistema alimentar mais humano e sustentável”.

Essa conquista significativa marca um marco crucial no caminho da empresa em direção à recepção. Agora, o frango da Upside Foods exibe a certificação do USDA em sua embalagem, após ter passado pelo processo de controle controlado pela agência.

Em abril do ano passado, a empresa anunciou uma nova linha de produtos destinados ao consumo, que inclui salsichas de frango, sanduíches de frango e bolinhos feitos com frango cultivado em células, combinados com ervas, assim como proteínas vegetais.

Primeiro lançamento nos EUA

Em 2022. a empresa recebeu o sinal verde da FDA dos EUA da UPSIDE e foi a primeira vez a receber aprovação para carne cultivada.

A Upside Foods entendeu que está colaborando com o USDA para obter a Concessão de Inspeção para sua instalação de produção (EPIC) – a etapa final do processo regulatório pré-mercado. A obtenção da Concessão de Inspeção confirmaria que a planta cumpre os requisitos operacionais federais para instalações de produção de carne e aves.

Após a obtenção da Concessão de Inspeção (GOI), a Upside Foods está prestes a se tornar a primeira empresa a comercializar carne cultivada nos EUA. A empresa anunciou seus planos de lançar um produto de frango cultivado em células em restaurantes, começando com o Bar Crenn, localizado em San Francisco.

De acordo com a Dra. Uma Valeti: “Estamos entusiasmados por continuar trabalhando com o USDA para atingir nosso próximo marco: uma Concessão de Inspeção (GOI) para nossas instalações. Dessa forma, a obtenção do GOI do USDA abrirá caminho para a produção e vendas comerciais e nos permitirá levar nosso delicioso frango UPSIDE aos consumidores pela primeira vez”.

Aproveite e leia também:

Climax Foods lança a primeira caseína vegetal do mundo

A revolução da beleza limpa: conheça os benefícios da Clean Beauty

A influência do mercado vegano na indústria de beleza e cuidados pessoais

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Upside Foods

Por Ana Cristina Gomes em 15 de junho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores