A empresa tcheca de carne cultivada Mewery, conhecida por seu porco cultivado e hambúrguer de microalgas, anuncia um marco importante em seu desenvolvimento de produtos: o estabelecimento bem-sucedido de uma linhagem celular estável.
A nova linhagem celular apresenta a resposta mais favorável à tecnologia de co-cultivo proprietária da Mewery, que envolve células de porco e também células de microalgas usadas em um meio livre de soro proprietário.
Vladislav Strmiska, CSO da Mewery, comenta: “Essa conquista representa mais um passo importante em nossos esforços contínuos para levar carne cultivada aos consumidores.”
Carne sem animais
Conforme explica a empresa, uma linhagem celular estável é uma população de células que pode crescer continuamente e manter suas propriedades desejadas ao longo de muitas gerações. Esse crescimento contínuo elimina a necessidade de retirar amostras de células de animais, tornando a carne cultivada uma alternativa mais sustentável e ética à produção tradicional de carne.
Além disso, uma linhagem celular estável permite um controle e caracterização precisos, garantindo que cada lote de carne cultivada entregue a mesma alta qualidade. E, mais importante ainda, uma fonte consistente e confiável de células para produção de carne permite o crescimento em larga escala para se tornar comercialmente competitivo.
A Mewery também anuncia que expandiu seu banco de células para incluir vários tipos de células suínas não transgênicas. Essa diversidade celular fornecerá uma base para futuros desenvolvimentos, otimização das condições de crescimento e a capacidade de criar uma ampla variedade de produtos de carne de porco cultivada.
Carne cultivada para todos
Roman Lauš fundou a Mewery em Brno em 2022 para criar uma fonte sustentável e ética de carne mais saudável tanto para as pessoas quanto para o planeta, começando com o porco, uma das carnes favoritas da Europa.
Após esses marcos de desenvolvimento de produtos, os próximos passos da empresa incluem a caracterização dos requisitos da linha celular estável, ajustando as células para crescimento em biorreatores de suspensão e testando seu processo de co-cultivo único em biorreatores de 200 L. Em janeiro, o governo tcheco concedeu à startup uma bolsa de €200.000 para melhorar a eficiência de sua plataforma.
Lauš compartilha: “Estamos comprometidos em desenvolver carne cultivada deliciosa, sustentável e acessível para todos. Esta descoberta nos aproxima significativamente de alcançar esse objetivo.”
Leia também:
MyriaMeat apresenta filé de porco cultivado 100% muscular
Danone segue “movimento plant-based” com novos produtos Alpro
Pieminister e THIS lançam a Vegan Sausage & Bean Handy Pie