A Better Balance, subsidiária plant-based da multinacional de processamento de alimentos com sede no México, Sigma Alimentos, uma das maiores produtoras de carne e laticínios da América Latina, anuncia uma parceria estratégica com a startup Chunk Foods, sediada em Nova York, para desenvolver cortes integrais plant-based com marca compartilhada para o mercado latino-americano.

A colaboração estratégica segue uma extensão de seed round de US$ 7,5 milhões para a Chunk Foods liderada pela Cheyenne Ventures, refletindo “confiança contínua dos investidores” em sua visão e no potencial de cortes integrais plant-based. Essa extensão eleva o seed round para um montante total de US$ 22 milhões, tornando-o um dos maiores seed rounds na categoria de proteínas alternativas, de acordo com a empresa.

Por meio da aliança, a Chunk irá desenvolver uma nova linha de carnes integrais plant-based com marca compartilhada, marcando sua entrada no mercado latino-americano, onde os cortes integrais compartilhados já estão disponíveis para o setor de food service no México.

Testemunho do crescente interesse em proteínas vegetais

O anúncio da Chunk Foods destaca que o movimento é um “testemunho do crescente interesse internacional em proteínas plant-based de alta qualidade” e que a aliança estratégica “fornecerá à Better Balance acesso aos produtos inovadores da Chunk, permitindo estender a categoria para uma audiência mais ampla e diversificada”. O comunicado continua afirmando que a parceria representa um “compromisso com a inovação, sustentabilidade e expansão do mercado plant-based premium.”

Fundada em 2020, a Chunk Food oferece steaks plant-based nos formatos filet, cubos e desfiado para o setor de food service. Os steaks são produzidos utilizando a tecnologia de fermentação em estado sólido, com foco atual em carne bovina e planos futuros para desenvolver carne suína, carneiro e aves.

A Chunk Foods captou US$ 15 milhões em abril do ano passado, alegando ser o maior round de financiamento seed já realizado por uma empresa israelense plant-based. O montante total, incluindo rodadas anteriores apoiadas por investidores como Fall Line Capital, The MIT E14 fund, Cheyenne Ventures, Better Balance, Key1 Capital e a FootPrint Coalition de Robert Downey Jr., ultrapassa US$ 24 milhões.

Sucesso durante a desaceleração de 2023

Sob a liderança de Amos Golan, a Chunk teve sucesso comercial ao longo de 2023, quando seu steak plant-based foi adicionado ao cardápio do famoso restaurante de steaks na Flórida, Charley’s Steak House, superando todas as expectativas. O restaurante comprometeu-se a comprar 100.000 unidades do steak plant-based da Chunk, confiante em sua qualidade superior.

“Estamos reformulando a experiência de uma steakhouse e atendendo aos gostos e preferências em expansão dos consumidores de hoje”, comentou Seth Miller, vice-presidente e CEO da Talk of the Town, proprietária da steakhouse. Em entrevista à vegconomist na época, Golan afirmou que a resposta foi avassaladora. “Na verdade, foi tão bom que decidimos abrir a localização em Tampa mais cedo do que o esperado. Sabíamos que este anúncio era histórico, marcando a primeira vez que uma cadeia de steakhouse tradicional na América serve um steak plant-based, mas seria omisso se não dissesse que esperávamos esse tipo de atenção midiática internacional. Foi realmente incrível e posicionou a Chunk como líder global no espaço.”

Desde então, a Chunk lançou seu popular steak no Neat Burger, em Manhattan, e estendeu sua parceria com o Talk of the Town Restaurant Group com a adição de seus steaks no Vito’s Chop House, Fishbones e uma terceira localização do Charley’s Steak House.

“Potencial inexplorado à espera de ser descoberto”

Através do novo financiamento e parceria estratégica, a Chunk afirma estar solidificando sua posição como líder global em cortes integrais plant-based. O entusiasmo é compartilhado pela Better Balance, cujo vice-presidente global de Plant Based, Helio Castaño, afirma: “O segmento plant-based permanece incrivelmente atrativo, com um substancial potencial inexplorado à espera de ser descoberto. A Better Balance tem como objetivo atender às crescentes demandas do consumidor por sabor, textura, transparência de ingredientes e facilidade de preparo. A colaboração com a Chunk permitirá a exploração de novas e emocionantes alternativas no segmento premium alinhadas a esse propósito”, acrescenta.

“É uma honra embarcar nesta jornada empolgante com a Better Balance, conhecida por seu compromisso em oferecer produtos de alta qualidade”, disse Amos Golan, fundador e CEO da Chunk Foods. “Juntos com a Better Balance, estamos elevando a categoria plant-based com produtos inovadores e deliciosos que atendem aos gostos vibrantes e estilos de vida do México.”

Leia também:

Foodtech Manioca recebe investimento da Ajinomoto

Tendências de ingredientes que serão destaque em 2024

Revisão científica explora a eficácia do feijão azuki na prevenção e tratamento do diabetes

Por Vitor Di Renzo em 26 de janeiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores