Enquanto a empresa segue em direção aos alimentos plant-based, a multinacional Danone lançou recentemente uma gama de novos produtos sem laticínios no Reino Unido sob sua marca Alpro. No início deste ano, a Danone concluiu a conversão de uma de suas instalações de produção de iogurte lácteo na França em uma instalação de leite de aveia. A conversão foi anunciada em 2021, à medida que o mercado de produtos plant-based continuava em ascensão.

Conforme inicialmente relatado pelo The Grocer, a Alpro lançou quatro novos produtos de Proteína Vegetal – bebidas nos sabores chocolate e original, e alternativas de iogurte nos sabores frutas vermelhas e frutas tropicais. A linha será apoiada por uma grande campanha de marketing de £2 milhões que ocorrerá de abril a junho. Além disso, a Alpro introduziu tamanhos de embalagem menores para dois populares substitutos do leite, Oat Creamy e Almond No Sugars; ambos agora estão disponíveis em embalagens de 500 ml.

Risco e oportunidade

O lançamento reflete o foco crescente da Danone no setor de plant-based. Em 2019, a empresa disse à vegconomist que pretendia triplicar suas vendas mundiais de plant-based para cerca de €5 bilhões até 2025, prevendo que os consumidores continuariam a migrar para o plant-based nos próximos anos.

O plano de transição climática da Danone vê o crescimento dos alimentos plant-based tanto como um risco quanto como uma oportunidade para a empresa, que historicamente se concentrou principalmente em produtos lácteos. O site da empresa diz que um “movimento estratégico em direção aos alimentos e bebidas plant-based” começou em 2017 com a aquisição da empresa orgânica e plant-based Whitewave; na época, a Danone supostamente vinha lutando para melhorar seu crescimento anual de vendas e via a expansão para alimentos plant-based como uma possível solução.

“Nossa categoria plant-based é um pilar-chave”

A Danone também lançou versões plant-based de suas populares bebidas probióticas Actimel no Reino Unido em 2020 e introduziu iogurtes plant-based Activia em alguns mercados, como Canadá e Europa continental. Na América do Norte, a empresa possui as marcas plant-based Silk e So Delicious, que continuam lançando novos produtos, como iogurtes e cremes.

“Nossa aquisição de nosso portfólio plant-based, incluindo as marcas emblemáticas Silk e Alpro, tornou a Danone líder global e pioneira em oferta plant-based, com o know-how e a experiência para atender às demandas dos consumidores por hábitos alimentares mais flexitarianos. Nossa categoria plant-based é um pilar-chave de nossa estratégia de desenvolvimento de produtos com baixo teor de carbono”, diz o plano de transição climática da Danone.

Leia também:

Pieminister e THIS lançam a Vegan Sausage & Bean Handy Pie

Blackbird Foods lança campanha de crowdfunding

Mercado bilionário: vendas de carnes vegetais ultrapassaram a marca de R$ 1 bilhão em 2023

Por Vitor Di Renzo em 30 de abril
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores