O mercado global de fermentação de precisão foi avaliado em US$ 293,75 milhões em 2021 e deve crescer a um CAGR de 38,73% até 2027.
O principal fator de impulsionamento desse mercado, é a crescente inclinação da população ao veganismo e a diminuição da dependência de alimentos de origem animal.
A fermentação de precisão ajuda nas questões mais significativas do planeta, como conversão de terras, degradação ambiental e mudanças climáticas.
Além disso, o aumento dos investidores é um dos impulsionadores deste mercado. Muitas startups estão entrando nesse processo porque pode formar gerar compostos orgânicos complexos sem incorporar animais.
A ausência de dependência do clima também é um fator importante por trás do crescimento significativo do mercado de fermentação de precisão. Este processo é realizado em condições específicas em biorreatores para produção em larga escala de produtos lácteos, proteínas, entre outros.
Crescimento do veganismo
Em um estudo realizado pela Food Revolution Organization em 2018, 50% dos participantes apoiaram a proibição dos matadouros. Além disso, os entrevistados admitiram que estão preocupados com a forma como os animais são tratados na indústria alimentícia, razão pela qual os clientes buscam itens feitos de origem vegetal.
As empresas estão lançando diversos produtos plant-based que incluem ingredientes de várias fontes, como plantas e micróbios, em busca de satisfazer a necessidade dos consumidores veganos.
Diminuição da dependência de produtos de origem animal
Devido à pandemia da COVID-19 e à guerra na Ucrânia, existe uma escassez de alimentos em todo o mundo e os processos de produção tradicionais exigem muito tempo. Esta é a razão pela qual os consumidores confiam mais em produtos alternativos. Esta crise retrata a dependência humana das culturas vegetais e da pecuária para a produção de alimentos.
A fermentação de precisão é uma forma emergente de produção de alimentos baseada na agricultura celular, manipulando sequências de DNA de células animais ou microorganismos. A fabricação de alimentos a partir de microrganismos é independente de qualquer mudança climática, por isso permite a produção de culturas sazonais.
A fermentação na produção de carne cultivada
Em todo o mundo, a população está crescendo, assim como o consumo de carne. Muitas empresas estão usando técnicas substitutas, ou seja, fermentação de precisão para produzir carne cultivada. Ao usar proteínas de fermentação de precisão é possível produz o alimento com a cor e o sabor da que possui origem animal..
Principais empresas no mercado de fermentação
Algumas das principais empresas deste mercado de fermentação de precisão são, por exemplo:
- Inovações Triton Algas
- Change Foods, Inc.
- Remilk
- Impossible Foods Inc.
- Motif FoodWorks, Inc.
- Formo Bio Gmbh
- Geltor, Inc.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Blackbird Foods lança asas de frango plant-based
Outback anuncia novo prato com costela 100% vegetal
Pesquisa revela que a maioria dos veganos apoia a carne cultivada mas não consumiriam
Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Formo