O mercado de panificação vegana está crescendo! É o que indica um estudo da 360 Research Reports, publicado nesse ano, que se baseou em um relatório da HNY Research. Esse mercado global de ingredientes de panificação vegana valia US$ 5,67 milhões em 2020, e tem uma expectativa de crescer a um CAGR de 3,34% durante o período previsto (2020 – 2027)

As regiões investigadas pela pesquisa foram a América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia (leste, sul e sudeste), Oriente Médio, África e Oceania. Também abrangeu os seguintes produtos: bolos, folhados, biscoitos, bolachas e pães, com ingredientes orgânicos e convencionais. 

Segundo o relatório, os principais players desse mercado tem 55% do market share, são eles: 

  • By Market Verdors;
  • Ingredion;
  • Lallemand;
  • Pak Group;
  • Cargill;
  • Bakels;
  • Associated British Foods;
  • BASF;
  • Kerry;
  • DuPont;
  • Dohler Group;
  • Dawn Food Products.

É importante ressaltar que algumas dessas empresas não são veganas e, sim, possuem linhas sem elementos de origem animal. 

Um exemplo que já falamos aqui é a Cargill, que é uma grande produtora de carne bovina, mas já está atenta às mudanças na preferência dos consumidores. Lembrando que, em 2020, a marca anunciou uma linha de produtos plant-based na China.

Atualmente, a Cargill oferece a INFUSE, uma solução que permite a criação de receitas sem ovos. É dito na página: “Nossa solução permite a criação de receitas completas sem ovos e, portanto, atende aos requisitos para afirmações veganas e vegetarianas”. 

A empresa também acrescentou: “À base de vegetais está se tornando uma tendência cada vez mais importante na padaria, à medida que as alegações veganas proliferam no lançamento de novos produtos e as receitas sem ovo têm uma demanda cada vez maior”. 

Curiosidade: consumo de pão francês no Brasil

Sabendo de todo esse crescimento de mercado, que tal conhecer uma curiosidade? 

O pão francês é produzido com farinha de trigo, água, óleo, sal e fermento, quando é feito dessa maneira é um produto vegano. Porém, é necessário ficar atento: alguns estabelecimentos também utilizam ovos, leites e outros derivados de animais para elaborar o produto. Na dúvida, pergunte ao padeiro quais são os ingredientes que ele utiliza.

Quanto ao consumo do produto no Brasil, conforme informações da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) de 2019, o consumo no país foi de 704,7 toneladas por mês, tendo apresentado um crescimento de 7% com relação a 2018. As possibilidades para esses números, segundo o Sindicato da Indústria de Panificação e confeitaria do estado de MT,  é que o pão francês é um alimento acessível e tem uma tradição forte no nosso país. 

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Por Amanda Stucchi em 13 de agosto
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