O mercado de manteigas de oleaginosas atingirá US$ 5 bilhões até o ano de 2030, crescendo a um CAGR de 4,45%, conforme um relatório da Market Research Future que explorou as manteigas feitas com amendoim, avelã, amêndoa, caju, entre outras. 

Fatores que impulsionam o mercado de manteigas de oleaginosas 

Os fatores que levam ao crescimento desses produtos são o aumento do consumo de oleaginosas e maior conscientização dos seus benefícios para a saúde, bem como maior preocupação ligada ao consumo de manteiga láctea, por conta do teor de gordura. 

“A demanda por manteiga de oleaginosas também está sendo impulsionada pela crescente popularidade do leite de amêndoa e outras bebidas à base de oleaginosas. Devido ao forte desejo de sabor, falta de tempo e maior consciência de saúde entre os consumidores, as manteigas de oleaginosas proteicas estão em alta demanda”, escreveu a instituição em um comunicado, afirmando também que o lançamento de mais variedades de produtos faz com que esse segmento aumente. 

Falando de setores específicos, o relatório apontou que a demanda do consumidor por produtos plant-based é um elemento essencial para impulsionar o setor de manteiga de caju. Além disso, sobre a manteiga de amendoim foi informado que esse segmento se beneficiou devido à busca dos clientes por lanches prontos para o consumo, outra coisa que influenciou foi o aumento da população trabalhadora já que buscavam a manteiga de amendoim para consumir como um lanche nutritivo. 

Já os desafios são as flutuações de preços de matérias-primas e mais pessoas com alergias a oleaginosas nos últimos anos. 

Análise regional 

Conforme o relatório, a América do Norte deterá a maior participação nesse setor, já que manteigas como essas são muito utilizadas em diversas refeições e há muitos players de mercado na região. Outros fatores que impulsionam o setor na região é a maior demanda por produtos plant-based, alimentos considerados mais nutritivos e adoção de dietas saudáveis. 

Além disso, a demanda também está aumentando na Ásia-Pacífico, por conta do maior consumo de manteigas de oleaginosas em lanches e maior penetração de mercado. No local, a China é o país líder que tem a maior participação nesse segmento. 

Principais players do setor 

Algumas das principais empresas apontadas pelo relatório são: 

  • The J. M. Smucker Co. (EUA)
  • Bliss Nut Butters (EUA)
  • Barney & Co. California, LLC (EUA)
  • Barney Butter (EUA)
  • Once Again Nut Butter (EUA)
  • CACHE CREEK FOODS (EUA)
  • Hormel Foods Corporation (EUA)
  • Hain Celestial (EUA)
  • NuttZo Co (EUA)
  • Krema Nut Company (EUA)
  • Funky Nut Company (Reino Unido) 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

6 Empresas veganas e plant-based de destaque no Brasil

Vida Veg: conheça mais sobre essa foodtech plant-based

Marca cria primeiro canal sobre culinária com manteiga vegana

*Imagem de capa: Unsplash 

Por Amanda Stucchi em 20 de maio
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores