MeliBio, uma empresa pioneira na produção de mel livre de abelhas, anuncia hoje uma colaboração estratégica com a Pow.Bio para ampliar as capacidades de fermentação de precisão.

Essa parceria visa inovar ainda mais na produção de proteínas e enzimas de alto valor derivadas de abelhas, mirando no amplo mercado global de ingredientes alimentícios funcionais.

A colaboração aproveita a experiência da Pow.Bio em tecnologia de fermentação contínua, tanto tradicional quanto inovadora, incorporando inteligência artificial (IA) para otimizar o processo de fermentação. Esse avanço tecnológico está previsto para começar neste mês, marcando uma fase crucial nos esforços de ampliação da MeliBio.

MeliBio está na vanguarda da criação de produtos de mel que não dependem de abelhas, assim abordando o impacto ambiental sobre as populações de abelhas e promovendo a biodiversidade. A equipe de P&D da empresa concluiu trabalhos iniciais de prova de conceito, demonstrando a viabilidade de produzir proteínas e enzimas alvo por meio da fermentação. O processo de ampliação, a ser realizado com a Pow.Bio na região da Baía de São Francisco, visa ampliar o portfólio de produtos da MeliBio, melhorando a funcionalidade de suas ofertas além dos padrões de mercado atuais.

O Dr. Aaron Schaller, diretor de tecnologia e co-fundador da MeliBio, comentou sobre a importância da fermentação de precisão para alcançar os objetivos tecnológicos de longo prazo da empresa. Ele afirmou: “Trabalhar com ciência de ponta, especialmente aquela auxiliada pela fermentação de precisão, sempre fez parte da nossa visão tecnológica de longo prazo na MeliBio.

“Nossa capacidade de produzir proteínas e enzimas de abelhas alvo por meio de nossos métodos experimentais tem proporcionado resultados promissores, e estamos prontos para levar nossa tecnologia para o próximo estágio. Essa iniciativa nos ajudará a elevar a funcionalidade de nossos futuros produtos e fornecer mais dos benefícios do mel derivado de abelhas aos produtos atuais, ao mesmo tempo em que corresponde à autenticidade além do sabor e da textura.”

Atendendo à demanda com alternativas sustentáveis

As tecnologias de fermentação aprimoradas da empresa devem desempenhar um papel significativo em atender à demanda por alternativas sustentáveis e de alta qualidade ao mel tradicional. Os produtos da MeliBio, comercializados sob a marca Mellody nos EUA e por meio de parcerias na UE e no Reino Unido, já receberam reconhecimento pelo seu sabor autêntico e textura que se assemelha muito à do mel derivado de abelhas. Na semana passada, a empresa lançou uma versão Picante de Habanero de seu mel, juntando-se ao produto inaugural da Mellody, o Mel Vegetal de Trevo Dourado, lançado no ano passado.

Darko Mandich, CEO e co-fundador da MeliBio, observou: “Tivemos uma resposta de mercado fantástica aos nossos produtos de mel plant-based e continuaremos a atender a essa demanda. Além disso, acessar níveis de desempenho e autenticidade do produto não possíveis apenas por meio da ciência vegetal, por meio de nossa plataforma tecnológica aprimorada, abre uma variedade de oportunidades comerciais significativas.”

Leia também:

Peet’s Coffee lança burrito com JUST Egg e cheddar Violife

Empresa francesa Aoste lança alternativas de carne plant-based

Umiami inaugura primeira fábrica de cortes plant-based da França

Por Vitor Di Renzo em 22 de março
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores