A Perfect Day, uma empresa de fermentação de precisão dos EUA que produz proteínas de soro de leite, anuncia ter levantado uma rodada de financiamento pré-série E de até US$ 90 milhões liderada por investidores internos.
Após garantir a rodada de financiamento, o co-fundador e CEO Ryan Pandya e o co-fundador Perumal Gandhi deixaram seus cargos de gestão operacional após uma década. “Eles agora passam o comando para uma equipe pronta para dar continuidade ao trabalho em um período de aumento de volumes de produção e criação de um negócio lucrativo e focado no futuro”, diz o comunicado.
A empresa de biotecnologia sediada em Berkeley também anunciou o presidente atual da empresa, TM Narayan, como CEO interino para liderar o negócio rumo à lucratividade. Segundo a empresa de biotecnologia, Narayan trará uma liderança “elevada” à empresa, oferecendo seu sólido histórico em escalar e gerenciar negócios nos setores varejista, de bens de consumo e indústrias similares.
Narayan receberá suporte dos recém-nomeados co-presidentes do conselho Aftab Mathur, da Temasek, e Patrick Zhang, da Horizons Ventures. Ambas as empresas de capital de risco são investidoras anteriores da Perfect Day, que até o momento arrecadou cerca de US$ 840 milhões.
Nova Década para a Perfect Day
O novo capital apoiará os objetivos estratégicos da empresa: ser um fornecedor global B2B de proteínas de soro de leite (beta-lactoglobulina) produzidas por micróbios em vez de vacas para fabricar laticínios livres de animais e outros produtos.
Segundo o comunicado, após muitos anos de pesquisa e desenvolvimento contínuos, a Perfect Day conseguiu “minimizar os riscos” de sua tecnologia e começará a escalar suas operações para alcançar a lucratividade tão necessária com “economia de escala comprovada”.
As notícias também incluem planos com grandes parceiros de bens de consumo para lançar produtos de “soro proveniente de fermentação” (como a Perfect Day se refere agora ao seu soro de leite livre de animais) e novas moléculas feitas no Nth Biology Hub da empresa, que se espera que levem os benefícios da fermentação de precisão a mais produtos e mercados.
“A Perfect Day está emocionada em começar sua segunda década sobre os alicerces da primeira década, que já mudou o futuro do nosso planeta para melhor”, afirma a empresa.
Um Futuro Resiliente
A proteína de soro da empresa estreou em 2020, alegando ser a primeira proteína de fermentação de precisão do mundo. A Perfect Day estabeleceu um braço da GPG, a The Urgent Company, para lançar marcas de consumo de laticínios livres de animais para promover seu produto principal: Brave Robot (sorvete), Modern Kitchen (cream cheese) e California Performance Co. (nutrição esportiva). Além disso, em 2021, adquiriu a marca de sorvetes Coolhaus para introduzir uma nova linha de sorvetes de cookie livres de animais.
No entanto, no ano passado, a Perfect Day vendeu a The Urgent Company para a Superlatus, uma inovadora em tecnologia alimentar e empresa de distribuição com planos de desenvolver uma variedade de alimentos vegetais de alta nutrição, incluindo carnes, leites, iogurtes, alternativas de laticínios, lanches feitos de leguminosas e ração para animais de estimação. Na época, a Perfect Day afirmou que a mudança ajudaria a empresa a focar em escalar sua plataforma de soro de leite e estabelecer parcerias com grandes empresas de bens de consumo.
Enquanto isso, as empresas multinacionais que introduziram produtos livres de animais, incluindo o cream cheese Bold Cultr da General Mills, o CO2COA da Mars e as bebidas Cowabunga da Nestlé, interromperam ou cessaram os testes dos novos produtos. Por outro lado, a marca Bored Cow (feita com proteína de soro de leite da Perfect Day) da Tomorrow Farms vende toda a sua linha de leite livre de animais na Sprouts Farmers Market.
“Ryan e Perumal alcançaram muito além do que alguém poderia imaginar quando fundaram a Perfect Day em 2014, e agora estamos focados em escalar essa visão e garantir um futuro resiliente para o negócio e para o nosso planeta”, disse TM Narayan, o novo CEO interino da Perfect Day.
Leia também:
Novo presunto plant-based da La Vie chega à Tesco
Oatly lança novos leites de aveia sem açúcar nos EUA
RIP Foods fecha suas portas após quatro anos