Após seu investimento inicial de US$ 55 milhões na Strong Roots em 2021, a McCain agora anunciou a aquisição da marca irlandesa de alimentos “veganos em primeiro lugar” por uma quantia não divulgada.
Após a aquisição, a Strong Roots operará como um negócio distinto sob a liderança de Charlotte Turton, enquanto Samuel Dennigan permanecerá “trabalhando ao lado da equipe para impulsionar ainda mais a inovação do portfólio e o crescimento da marca”, diz a empresa. Um conselho consultivo da marca será estabelecido, incluindo Dennigan e membros das equipes Strong Roots e McCain, além de consultores externos, para acelerar o crescimento futuro.
Pouco depois de a McCain adquirir uma participação minoritária em 2021, o fundador da Strong Roots, Samuel Dennigan, falou com a vegconomist sobre seu otimismo para o futuro da marca de alimentos congelados de crescimento rápido, dizendo: “Estamos muito animados com o investimento e o que isso significa para o futuro da Strong Roots. Este investimento significa que a Strong Roots está em um caminho crescente para se tornar um nome familiar global, líder na indústria de alimentos sustentáveis.
“Os fundos nos dão acesso a uma cadeia de suprimentos maior, distribuição mundial e pesquisa e desenvolvimento que são muito importantes para nossa marca. Usando a presença e os recursos globais da McCain para expandir a pegada da Strong Roots nos mercados existentes, em particular nos EUA, vamos entrar em novos mercados e trabalhar com novos varejistas. O financiamento também permitirá que a Strong Roots expanda para o mercado de serviços de alimentação por meio da rede fora de casa da McCain Foods”, acrescentou na época.
Arrumando o corredor do freezer
A McCain, sediada no Canadá e a maior fabricante mundial de produtos congelados de batata, afirma que o movimento representa uma continuação de seu compromisso em “arrumar o corredor do freezer” ao expandir a marca Strong Roots para mais regiões. Atualmente, o portfólio de produtos está disponível na Irlanda, no Reino Unido e nos EUA, onde o crescimento robusto continua ano após ano; no ano passado, a empresa relatou que esperava alcançar um recorde de US$ 30 milhões em vendas apenas nos EUA. Os produtos da Strong Roots até agora se juntaram ao portfólio de foodservice da McCain na Grã-Bretanha e na Irlanda e ao portfólio de varejo na França, com planos adicionais para expandir as ofertas de varejo e foodservice globalmente.
Peter Dawe, Diretor de Crescimento e Estratégia da McCain Foods, comenta: “Desde 2021, nossa parceria com a Strong Roots reflete nossa ambição de investir para o futuro e diversificar nosso portfólio para garantir que continuemos a atender às demandas dos consumidores em constante evolução. Estamos animados para ajudar a acelerar ainda mais o crescimento, trazendo refeições e ingredientes naturais e simples para ainda mais clientes nos mercados de varejo e foodservice”.
Samuel Dennigan disse sobre a aquisição: “Testemunhamos um crescimento tremendo desde que nos associamos à McCain e este movimento permitirá que a Strong Roots mantenha seu foco na sustentabilidade, ao mesmo tempo em que impulsiona a inovação para levar produtos deliciosos e ricos em vegetais a mais consumidores ao redor do mundo”.
Jillian Moffatt, Presidente Regional da McCain GB & Irlanda, comenta: “Este investimento fortalece o compromisso da McCain com alimentos amigos do planeta, permitindo-nos ampliar nosso portfólio de opções mais saudáveis que são cultivadas, processadas e transportadas de maneira sustentável. Com uma visão e valores alinhados aos da McCain, estamos animados para continuar nossa jornada de escalar a marca Strong Roots globalmente.”
Leia também:
Revolução Vegetariana é o tema da próxima edição da São Paulo Restaurant Week
REWE inaugura seu primeiro supermercado totalmente vegano
Lidl recebe evento de transição proteica em Berlim