O Lidl Alemanha sediou um evento de transição proteica em Berlim, reunindo 110 representantes da política, negócios, ciência e sociedade. Os participantes discutiram temas como como será o fornecimento de proteínas no futuro, como o bem-estar animal poderia ser melhorado e o que a sociedade espera dos atores da cadeia alimentar.

O Lidl descreveu sua estratégia de criar paridade de preços entre produtos plant-based e seus equivalentes de origem animal, observando que as vendas de produtos veganos aumentaram em mais de 30% desde que fez as mudanças de preços. O varejista também começou a colocar produtos plant-based ao lado dos produtos de origem animal para torná-los mais fáceis de encontrar para os consumidores.

Além disso, o Lidl está trabalhando ativamente para expandir sua gama vegana e está divulgando de forma transparente a proporção de proteínas vegetais em relação às animais que vende. A cadeia anunciou no ano passado que reduziria o número de produtos de origem animal que oferece, afirmando que não havia “alternativa” a esse passo devido às preocupações com as mudanças climáticas e a sustentabilidade.

“Oportunidades mas também desafios”

Em um discurso principal no evento, Dra. Christine Chemnitz, diretora do think tank Agora Agrar, explicou que reduzir o consumo de produtos de origem animal poderia ajudar a alcançar objetivos de sustentabilidade, como neutralidade climática e proteção. Eva Bell, chefe de departamento no Ministério Federal de Alimentação e Agricultura, discutiu temas como a estratégia de nutrição do governo e o uso de proteínas plant-based para permanecer dentro dos limites planetários.

Isso foi seguido por um painel de discussão explorando como o consumo de proteínas plant-based poderia ser aumentado (entre outros assuntos), com os membros da plateia convidados a contribuir com suas perguntas. A conclusão da discussão foi que todos os atores, incluindo produtores, varejistas, consumidores e políticos, precisarão contribuir para a transição proteica.

“O que retiramos da discussão de hoje é que a transição para um fornecimento de proteínas saudável e sustentável abre grandes oportunidades, mas também desafios para todos os envolvidos na cadeia alimentar. A transformação proteica é um processo importante e de longo prazo que gera grande interesse entre a população e a economia”, disse Jan Bock, vice-CEO da Lidl Service GmbH & Co. KG. “No Lidl, estamos ajudando a moldar essa mudança, permitindo que nossos clientes tomem decisões de compra cada vez mais conscientes e sustentáveis, acessíveis e acessíveis para todos. No futuro, continuaremos a promover consistentemente a expansão de uma gama mais sustentável e a implementar medidas apropriadas.”

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