Se você gosta de fast food, com certeza já deve ter se deparado com as propagandas dos hambúrgueres à base de plantas. Em sua aparência bastante parecidos com os de carne bovina, alguns lanches chegam até mesmo a confundir os consumidores. 

Para um mercado que vem crescendo exponencialmente, essa é apenas a ponta do iceberg de um monte de novidades que tendem a surgir. Com os mais de 14% da população brasileira que se declaram vegetarianas, diversas multinacionais se vêem obrigadas a acompanhar a evolução do movimento e entregar produtos de qualidade a esses consumidores. 

Mas o que é esse tal “plant based” que vemos em tantas propagandas publicitárias por aí? É isso que explicamos neste texto, apontando todos os benefícios e malefícios dessa nova onda de alimentação. 

O que é carne vegetal?

Tem aparência de carne, textura de carne e muitas vezes um gosto muito parecido com o da carne, mas não é. A carne vegetal é um mix de plantas, vegetais, leguminosas de origem vegetal, temperados e preparados para substituir a carne bovina.

Com o aumento da procura por produtos vegetarianos e veganos no mercado mundial, criou-se espaço para o estudo e produção de um alimento extremamente parecido com a carne tanto em sabor e aparência quanto em valores nutricionais, mas totalmente à base de plantas. 

Mas essa inovação não se limita às grandes empresas de fast food. Atualmente, existem empresas totalmente focadas na produção de carne vegetal, como a brasileira Fazenda do Futuro. 

Fundada em 2019 com uma proposta totalmente centrada na causa animal, a marca possui como embaixadora ninguém menos do que a Anitta, e vem ganhando grande palco no público vegetariano e não vegetariano também. 

A proposta é justamente mostrar que dá para se alimentar de forma saborosa sem envolver o sacrifício de um animal para isso. Assim, temos produtos que vão desde o hambúrguer até salgadinhos de festa feitos de carne vegetal. 

Qual a diferença entre a proteína animal e vegetal?

Sim, há diferença entre os dois tipos de proteína, mas isso não quer dizer que uma seja melhor ou pior do que a outra. A grande diferença entre a proteína animal e a proteína vegetal está na quantidade de aminoácidos presente em cada uma. 

Uma proteína completa possui 20 tipos de aminoácidos diferentes essenciais para o nosso corpo. Nosso organismo é capaz de produzir apenas alguns deles, precisando consumir outros 9 através da alimentação. 

A proteína animal, vinda dos peixes, carne bovina, aves e laticínios possuem uma proteína completa. Já as fontes de proteína vegetal, tais como grão de bico e feijão possuem diferentes tipos e quantidades de aminoácidos da uma, não sendo possível encontrar todos em um só alimento. 

Por isso, para obter uma proteína completa através da alimentação vegetal é preciso fazer uma combinação de alimentos, mas isso é mais fácil do que parece. Um simples prato de arroz e feijão, por exemplo, é uma ótima fonte de proteína vegetal completa. 

É por esse motivo também que as receitas veganas e vegetarianas geralmente combinam um mix de grãos, como no caso dos hambúrgueres e almôndegas. Além de terem um sabor e textura mais ricos, também oferecem nutrientes e proteínas completas em uma única refeição sem a necessidade da carne animal. 

Os benefícios da carne vegetal

A carne vegetal, quando bem preparada, pode oferecer diversos benefícios em relação à carne animal. O principal deles é o fator saúde, justamente por não conter as gorduras saturadas naturais da carne bovina. 

Outros benefícios da carne vegetal são: 

  • Preservação do meio-ambiente, já que a agropecuária é uma das principais causa do desmatamento e emissão de gases estufa;
  • Diminuição do sofrimento animal;
  • Mais saúde para o corpo humano. 

Os malefícios

De forma geral, a carne vegetal não possui malefícios. O que pode torná-la tão nociva quando a carne bovina para a saúde é a sua industrialização, que envolve o ultra processamento dos alimentos e dessa forma a adição de açúcares, conservantes e outros ingredientes que fazem mal à saúde. 

Além disso, é preciso dar atenção a uma preparação de carne vegetal que englobe ingredientes vegetais que tenham todos os nutrientes e proteínas que o nosso organismo necessita. 

Por esse motivo, se você busca ter uma alimentação sem produtos de origem animal e que também seja saudável, o ideal é entender a origem dos alimentos que são consumidos, bem como a procedência da marca que os coloca no mercado. 

Outra dica importante é priorizar uma alimentação mais orgânica, com menos refeições prontas e industrializadas e mais pratos preparados em casa, com ingredientes selecionados. 

Como é feita a carne vegetal?

Há duas formas de fazer a carne vegetal: através de receitas caseiras e por meio da industrialização. Carnes como as que encontramos nos supermercados produzidas por grandes marcas como a Fazenda Futuro são as industrializadas e mais parecidas com a carne bovina. 

Nesses casos, a carne é feita através de ingredientes de origem vegetal, mas passam pelo ultra processamento com a adição de conservantes e sabores artificiais, o que as torna saborosas e menos saudáveis. 

Já as carnes vegetais feitas a partir de receitas caseiras costumam parecer menos com a carne bovina em termos de aparência e sabor, mas possuem maior chance de serem saudáveis e menos gordurosas. 

Um exemplo disso são os hambúrgueres de grão de bico, lentilha e feijão, onde é necessário apenas alguns temperos naturais para que se transformem em alimentos saborosos e consistentes, prontos para compor lanches. 

Como fazer carne vegetal em casa?

Por sua vez, fazer carne vegetal em casa é muito simples. Você só vai precisar de alguns grãos, uma fonte de fibra e temperos à gosto. Os grãos servem para trazer consistência, sabor e as proteínas necessárias, a fibra para dar liga e o formato, e os temperos para dar o sabor desejado. 

Com isso, é possível desenvolver hambúrgueres, bolonhesa, almôndegas, salsichas e até mesmo carne desfiada. A partir disso, é só deixar a imaginação e o paladar tomarem conta da cozinha para as variações mais criativas aparecerem. 

Outra forma de fazer carne vegetal caseira é apostar nas frutas, como a casca de banana e jaca, já muito conhecidas no mercado como fontes de carne feita de plantas. Nesse caso, é só estudar a textura necessária das frutas para as receitas e adicionar os temperos que preferir. 

Receita de carne vegetal fácil de fazer

Quer aprender a fazer uma carne vegetal fácil e deliciosa para você incluir em sua alimentação? Então dá uma olhada nas receitas que separamos: 

Hambúrguer de grão de bico 

Ingredientes

  • 4 xícaras de grão de bico 
  • 1 cebola média 
  • 1 xícara de farinha de aveia 
  • Azeite 
  • Sal
  • Cúrcuma (açafrão da terra) 
  • Coentro, cebolinha, salsa e outros temperos a gosto 

Modo de preparo

  1. Cozimento do grão de bico: Para iniciar o preparo de qualquer grão, é importante sempre deixá-lo de molho por no mínimo 12 horas, trocando de água sempre. Esse processo irá retirar os gases do grão, os mesmos responsáveis por nossas flatulências e que também inibem a absorção dos nutrientes em nosso organismo. Esse cuidado também tornará o cozimento mais rápido. Por isso, após o período do molho do grão de bico, leve-o para cozinhar na pressão por aproximadamente 20 minutos ou até os grãos ficarem no ponto de amassar. 
  1. Mistura da massa: Após cozidos e mornos, amasse o grão de bico e junte os temperos a gosto. Ao atingir o sabor desejado, junte a farinha de aveia aos poucos e vá modelando a massa, adicionando azeite aos poucos a fim de não deixar a mistura seca. 
  1. Preparo dos hambúrgueres: Com a mistura homogênea e temperada, separe pequenas bolinhas da massa no tamanho desejado dos hambúrgueres, evitando deixá-los muito espessos. Amasse no formato de hambúrguer com as mãos ou mesmo uma forma de hambúrguer e leve para grelhar ou assar no modo de sua preferência. Espere dourar dos dois lados e sirva como preferir.

Carne de jaca 

Ingredientes 

  • 1 jaca verde
  • 1 cebola média picada
  • 3 dentes de alho picados
  • Suco de ½ limão
  • Cheiro verde picado a gosto
  • Sal a gosto
  • Temperos a gosto
  • Azeite
  • 1 pacote de molho de tomate pronto ou caseiro 

Modo de preparo

  1. Passe óleo nas mãos para cortar a manusear a jaca. Corte fatias grossas e lave todas para tirar o leite que sai da fruta;
  2. Leve as fatias para cozinhar na pressão por aproximadamente 15 minutos;
  3. Com a panela fria, escorra a água e tire o miolo, a casca e as sementes;
  4. Desfie a jaca e reserve;
  5. Em uma panela com azeite, doure a cebola e o alho;
  6. Em seguida, adicione a carne de jaca e refogue por 5 minutos; 
  7. Vá adicionando os temperos a gosto e experimentando;
  8. Por fim, adicione o molho de tomate e refogue para incorporar;
  9. Sirva como preferir. 

As principais marcas

Além das receitas caseiras, o mercado está recheado de marcas de carne vegetal, com crescimento exponencial na procura e fabricação desse tipo de alimento. 

A carne vegetal se popularizou e chegou para ficar na mesa de muitas pessoas. De forma geral, trata-se de um alimento mais sustentável, saudável e acessível do que a carne bovina, quando bem escolhida e preparada, é claro. 

Para as grandes empresas e startups, é o investimento do momento. Agora, é preciso que os consumidores avaliem as melhores opções de carne vegetal do mercado de acordo com os seus gostos e valores pessoais. 

Em síntese, o fato de não envolver o sofrimento animal é um grande passo para a sociedade. Os próximos passos são os maiores cuidados com fontes renováveis e processos de produção mais benéficos para a saúde. 

Para você, qual a melhor opção de carne vegetal? Continue lendo sobre o assunto e tire suas próprias conclusões! 

A refeição plant-based é mais barata: conheça o cardápio do estudo 

Meati Foods levanta US$ 150 milhões para acelerar a produção de carne à base de cogumelos 

Por Julia Sanchez em 17 de outubro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores