A Provectus Algae é uma marca de ingredientes à base de algas, que pode produzir produtos para uma ampla gama de indústrias e aplicações: alimentos e bebidas (aromas, fragrâncias e corantes alimentares naturais), agricultura (produtos para suplementar as plantas e proteger o cultivo), e medicamentos.
A empresa afirmou que auxilia as marcas a modificarem os produtos existentes, trazendo uma oportunidade de transformá-los em rótulo limpo e atender o mercado de produtos naturais, sem modificações genéticas e vegano.
Recentemente, a Provectus levantou US$ 11,4 milhões em uma rodada pré-Série A. Quem liderou o investimento foi o Hitachi Ventures e o Vectr Ventures, além de contar com a participação da Possible Ventures e Acequia Capital.
Nusqe Spanton, CEO da Provectus Algae, destacou em um comunicado:
“Estamos entusiasmados por ter a Hitachi Ventures participando desta rodada, sua missão tem alto alinhamento com nossa visão para Provectus e esperamos desenvolver um relacionamento de trabalho próximo com a equipe Hitachi para acelerar a escala de nossa tecnologia durante esta próxima fase de crescimento e além”.
Ele também adicionou que a participação da Vectr Ventures significou muito para a equipe da empresa: “O apoio que eles forneceram até o momento foi inestimável e estamos satisfeitos por ter seu apoio contínuo”.
O valor levantado auxiliará a empresa a expandir sua plataforma de biomanufatura sustentável, apoiar as operações de pesquisa e desenvolvimento, elevar a capacidade de produção e também impulsionar a comercialização dos ingredientes que estão no pipeline de desenvolvimento da empresa.
Visão dos investidores
Quer conhecer a visão dos investidores?
Pete Bastien, sócio da Hitachi Ventures, deu uma declaração:
“Provectus se encaixa perfeitamente no perfil de empresas inovadoras em estágio inicial que imaginamos quando criamos o segundo fundo da Hitachi Ventures. Por meio desse investimento e de mais por vir, a Hitachi está trabalhando para resolver as questões ambientais e sociais globais em colaboração com empreendedores visionários com a mesma opinião. Juntos, estamos trabalhando para a realização de uma sociedade sustentável e descarbonizada”.
Jimmy Shum, da Vectr Ventures, também destacou:
“Estamos entusiasmados com a velocidade com que a Provectus progrediu desde nosso investimento inicial e entusiasmados por retornar como um investidor co-líder. Na Vectr, acreditamos no apoio a fundadores visionários voltados para a criação de soluções para o futuro da humanidade. Nusqe e a equipe da Provectus têm a missão de criar uma plataforma inovadora com impacto verdadeiramente global e estamos entusiasmados por fazer parte dela”.
Tecnologia da marca de ingredientes à base de algas
Você deve estar se perguntando que tipo de tecnologia a empresa utiliza para produzir esses produtos.
A Provectus Algae utiliza uma invenção chamada Precision Photosynthesis®, uma tecnologia que controla e otimiza a produção de biomateriais a partir de qualquer tipo de alga.
O sistema é automatizado, tendo sido criado para oferecer uma vantagem competitiva, dessa forma, trazendo mais qualidade, rendimento, economia de produção e oportunidades para desenvolver novos produtos. Também são utilizados o aprendizado de máquina e a bioinformática para produzir os ingredientes.
Sobre a Provectus Algae
A empresa foi fundada por Nusqe Spanton na Austrália, lá em 2018.
O objetivo é acelerar a natureza, otimizando as microalgas para se tornarem ingredientes de uma variedade de produtos. É explicado em sua página: “Oferecemos soluções ponta a ponta para diversos setores, desde o desenvolvimento de produtos até a produção comercial de moléculas naturais e biossintéticas”.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
24 alimentos veganos: nutritivos, saborosos e econômicos
8 marcas de peixes à base de plantas e cultivados com células
Proteína de algas: a próxima substituição para os leites
*Imagem ilustrativa de capa: Pexels