A fornecedora dinamarquesa de ingredientes KMC anunciou o lançamento de um novo agente gelificante feito de amido de batata, permitindo a produção de confeitos plant-based com uma textura macia, mas mastigável.
Enquanto muitos agentes gelificantes de origem vegetal precisam ser secos a 55°C (131°F) para obter uma textura estável, o novo ingrediente se estabiliza completamente a apenas 25°C (77°F), eliminando a necessidade de instalações de secagem especiais. Chamado Gelamyl 625, pode ser usado como o único agente gelificante em balas de goma, oferecendo uma textura macia com uma mordida mastigável e não pegajosa.
O Gelamyl 625 também pode ser utilizado como substituto parcial da gelatina, proporcionando economia significativa de custos sem alteração na textura. O ingrediente foi descrito como a “próxima geração de agentes gelificantes plant-based para confeitaria”.
Além disso, a KMC apresentou outro novo agente gelificante, o Gelamyl 805, ideal para confeitos plant-based com uma textura elástica e semi-firme. Ele é destacado por criar uma “mordida e sensação na boca diferenciadas”, atendendo fabricantes que buscam novas e inovadoras texturas.
“As possibilidades são extensas”
A KMC também oferece uma variedade de outros amidos modificados à base de batata na linha Gelamyl, possibilitando alcançar diferentes níveis de firmeza e elasticidade. Os ingredientes são considerados uma alternativa acessível a agentes gelificantes mais caros, como a gelatina e as gomas, respondendo à crescente demanda por confeitos plant-based.
Adicionalmente, a empresa oferece várias outras soluções plant-based, incluindo amidos emulsificantes para molhos, glacê para produtos de panificação e concentrados de proteína de batata. Em 2022, a KMC afirmou ter criado a primeira proteína texturizada de batata do mundo para uso em alternativas à carne.
“As possibilidades com nossas soluções Gelamyl são extensas e permitem personalizar seus produtos,” diz a KMC em seu site. “Os amidos Gelamyl são fáceis de implementar na produção e geralmente se ajustam ao setup de produção existente.”
Confira a matéria publicada na vegconomist.
Leia também:
Loryma lança gorduras plant-based para análogos de carnes
Eurest e Plant-It Food Co. levam frango plant-based aos menus dos EUA
Vida Veg inova com creme de castanha de caju e cebola caramelizada
Compartilhe: