A marca vegana Mighty Plants lançou um supermercado on-line de alimentos veganos congelados no Reino Unido, entregando para a Inglaterra, o país de Gales, e a Escócia continental. O e-commerce oferece diversos itens como sorvetes, pizzas, carnes, ovos, queijos, entre outros produtos baseados em plantas e adequados para veganos. 

A empresa diz em seu site: “Estamos sempre procurando maneiras de reduzir nossa pegada de carbono e nos tornarmos mais sustentáveis ​​através de nossas práticas e políticas”. Sobre a sustentabilidade da empresa, uma informação interessante é que a caixa utilizada é de material reciclado e reciclável, e há uma tentativa por parte da marca em reutilizar as caixas dos fornecedores (portanto, o cliente pode receber seu pacote em outro envolucro). Quando necessário, alguns produtos são vendidos sem embalagem externa para preservar o meio ambiente.

Além disso, o papel nos pedidos e as garrafas plásticas para isolamento também são reciclados e recicláveis. Para a entrega, trabalham com a DPD, que tem um compromisso de carbono neutro e para compensar suas emissões apoiam projetos que buscam produzir energia renovável e limpa. O gelo seco também é utilizado para manter o produto fresco. 

Alimentos congelados e o desperdício de comida

O desperdício de alimentos é um problema sério. Segundo a Route Brasil, resíduos orgânicos em aterros sanitários liberam metano, um gás 25 vezes mais nocivo do que o CO₂ para o meio ambiente, e também gera um grande desperdício de água, já que toda a quantidade de alimento desperdiçado traz um gasto de água de cerca de 170 trilhões de litros ao ano.

Para auxiliar nesse problema, a comida congelada pode ser uma solução, pois um estudo da Manchester Metropolitan University, encomendado pela rede de supermercados Iceland Food (da Islândia), apontou que as famílias britânicas reduziriam seus resíduos em 47,5% ao se alimentar de comidas congeladas. 

Nesse experimento, 20 famílias comeram por uma semana refeições feitas de ingredientes frescos, e passaram outra semana com a mesma alimentação, porém, com ingredientes congelados. Dessa forma, foi possível comparar o desperdício, custo e sabores. 

Também existem outros benefícios de alimentos congelados, pois, como são feitos em porções, é mais difícil ocorrer o desperdício. Além disso, existe uma validade maior para esse tipo de produto e é uma comida prática. 

Sobre o supermercado on-line de alimentos veganos Mighty Plants

Esse supermercado foi criado por Becky e Gabe Osborn, uma família que teve um filho com intolerância a lactose. Dessa forma, passaram a fabricar seu próprio sorvete sem laticínios, tendo criado a marca Fravocado, um sorvete de abacate vegano, que não contém nozes, glúten e soja. 

Família que gerencia o supermercado online de alimentos veganos
Imagem da família Osborn: Divulgação da Mighty Plants

Alguns anos se passaram, e eles resolveram criar a Mighty Plants para facilitar a aquisição de alimentos congelados, tendo feito parcerias com outras empresas para vender seus produtos no website. É dito na página da marca: “Queremos que a Mighty Plants seja uma plataforma que apresente os incríveis produtos à base de plantas de marcas menos conhecidas, ao lado dos favoritos bem estabelecidos”.

Aproveite e leia também:

Primeira empresa de kit de receitas veganas atinge meta no crowdfunding

A carne cultivada com células é uma tendência do mercado vegano

*Imagem de capa: Divulgação Mighty Plants / via Green Queen



por Amanda Stucchi em 1 de julho