A ICL Food Specialties fechou uma parceria com a Protera Biosciences, startup de tecnologia de alimentos, para desenvolverem ingredientes fermentados orientados por IA (Inteligência Artificial).

A Protera fechou uma rodada da Série A de US$ 10 milhões no ano passado, enquanto a ICL emprega mais de 12.500 pessoas em todo o mundo e registrou receitas em 2021 de aproximadamente US$ 7 bilhões.

Por meio da parceria recém-anunciada, a ICL e a Protera desenvolverão e comercializarão ingredientes sustentáveis à base de proteínas usando fermentação de precisão. De acordo com a empresa, “esses ingredientes melhorarão as propriedades sensoriais dos alimentos plant-based, ao mesmo tempo impactarão positivamente os desafios de segurança alimentar”.

Ingredientes fermentados desenvolvidos por IA

A tecnologia de IA da Protera, chamada madi TM , uma plataforma de aprendizado profundo, pode prever e combinar a estrutura e a funcionalidade das proteínas vegetais. Ela projeta proteínas a partir de um banco de dados de mais de 1,5 bilhão de sequências de proteínas comestíveis e aplica parâmetros precisos de fermentação para produzi-las. Assim, a nova plataforma também permite a descoberta de proteínas vegetais inexploradas com alto desempenho. Esses novos ingredientes podem substituir texturizadores, estabilizantes, conservantes e muito mais.

De acordo com Hadar Sutovsky, vice-presidente de inovação externa da ICL e gerente geral da ICL Planet. : “Graças a essa parceria, podemos oferecer novos ingredientes por meio de tecnologia inovadora. Uma vez lançados esses ingredientes funcionais, os fabricantes de alimentos poderão acelerar o desenvolvimento de produtos vegetais sustentáveis e de rótulo limpo”.

“Estamos entusiasmados com esta colaboração com a ICL Food Specialties para trazer novas proteínas ao mercado”, acrescenta Leonardo Alvarez, fundador e CEO da Protera. “Combinar as forças de nossas duas empresas acelerará nossa visão de usar a biologia para criar ingredientes à base de proteínas. Já estamos validando alvos funcionais no laboratório, com velocidade e precisão sem precedentes”.

Dessa forma, as equipes de pesquisa das duas empresas estão trabalhando ativamente no desenvolvimento desses ingredientes inovadores e, por meio dessa parceria, poderão aumentar a produção.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Nestlé vai lançar cafeteira com cápsulas de café compostáveis no Brasil

diCapri apresenta primeiro leite de castanha-de-caju em pó do Brasil

ONU avalia segurança e regulamento da carne cultivada

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Equipe Protera

Por Ana Cristina Gomes em 24 de novembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores