A Heura, empresa de carne 100% vegetais, lança frutos do mar plant-based após um ano de pesquisa e desenvolvimento, nomeados F’sh Fillet e F’sh Fingers!

A empresa espanhola afirma que as novas alternativas de peixe geram 70% menos impacto climático do que frutos do mar convencionais.

De acordo com o CEO e cofundador Marc Coloma: “A ciência e os dados nos mostraram a importância de manter os ecossistemas marinhos intactos, e a melhor maneira de fazer isso é reduzir ao mínimo a atividade humana”.

Frutos do mar plant-based

Para desenvolver as novas alternativas sustentáveis, a empresa trabalhou com auditores terceirizados para conduzir a primeira Avaliação Comparativa do Ciclo de Vida (LCA) do setor para peixes 100% vegetais. O objetivo é “empurrar a indústria de alimentos para um sistema mais transparente, informativo e impactante”, afirma Heura.

Quando os consumidores decidem reduzir o consumo de carne, o foco é nas carnes bovina, suína e no frango. Ou seja, os estoques globais de peixes continuem caindo a cada ano, portanto, a empresa queria entrar na categoria de frutos do mar para ajudar a aliviar os problemas circundantes.

F’sh Fillet e F’sh Fingers têm baixo teor de gordura saturada e são ricos em proteínas de alta qualidade. Além disso, ambos os produtos fornecem 40 mg de ômega 3, um ácido graxo que auxilia na saúde cerebral e na visão, explica a empresa. Desenvolvido para substituir pratos principais de peixe, o F’sh Filet apresenta uma massa mediterrânea com textura suculenta, enquanto o F’sh Fingers é uma opção “crocante” para pratos principais ou petiscos, explica Heura.

Nova tecnologia chegando em 2023

Anteriormente, em julho, a Heura informou que o seu volume de negócios quase duplicou para 14,7 milhões de euros no primeiro semestre de 2022, em comparação com 7,6 milhões de euros no mesmo período do ano passado.

De acordo com a empresa, ao longo de 2023, após levantar 20 milhões de euros em investimento, se concentrará na construção de um sistema alimentar líquido positivo, acelerando a transição da proteína plant-based. A empresa planeja lançar uma nova tecnologia com patente pendente e anunciar parcerias não reveladas com os principais varejistas europeus no primeiro trimestre.

Os atuais produtos de carne plant-based da Heura incluem, por exemplo:

Frango plant-based

Nuggets de Frango

Filé de frango

Pedaços Temperados

Pedaços Originais

Tiras Originais

Carne plant-based

Hambúrguer

Almôndegas Originais

Picanha Caseira

Hambúrgueres de chouriço

Hambúrgueres Originais

Carne de porco plant-based

Chouriço Originais

Salsichas Originais

“Reconhecemos a necessidade de introduzir sucessores de peixes, para que as pessoas em toda a Europa possam continuar a desfrutar dos alimentos que amamos, minimizando o impacto negativo no planeta e nos animais. O lançamento dos frutos do mar plant-based é uma passo em direção a ambição de criar um sistema alimentar líquido positivo, acelerando a transição para proteínas plant-based e oferecendo alimentos com um impacto de CO2 menor”.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Mais de 33% dos britânicos reduzirão carne e laticínios em 2023

77% dos consumidores querem provar comidas feitas por IA

Você sabia que já existem churrascarias veganas no Brasil? Confira!

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Heura

Por Ana Cristina Gomes em 5 de janeiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores