A Lypid é uma startup dos Estados Unidos que levantou US$ 4 milhões em uma rodada seed para escalar sua gordura vegana! O investimento foi liderado pelo Green Generation Fund — que aporta em foodtechs em early stage e green techs — com a participação da Big Idea Ventures, SOSV’s Indie Bio, entre outros. 

Com o valor, planejam levar seu produto para o mercado em 2022 e, depois, expandir para outras regiões como os Estados Unidos, Europa e Ásia. A gordura da marca se chama PhytoFat, sendo processada usando a nova formulação da empresa e o método de microencapsulação, é informado que mantém qualidades de gordura semelhante às animais quando cozida acima de 165 graus celsius.

A Dra. Manon Sarah Littek, líder investidora e sócia fundadora do Green Generation Fund, destacou em uma comunicação

“O mercado de carne à base de plantas explodiu, não apenas desde a pandemia. Mas a carne à base de plantas ainda tem um longo caminho a percorrer — e isso porque está faltando um equivalente convincente à gordura animal. Nossa equipe está ansiosa para apoiar Michelle e Jen-Yu [fundadores] no lançamento de seus produtos no mercado e na construção de um excelente fornecedor de ingredientes, a fim de contribuir para um futuro ambientalmente mais sustentável”.

Gordura vegana como catalisador para carnes alternativas

A gordura vegana da marca não possui aditivos artificiais, hidrogenação e não contém gorduras trans. O objetivo é oferecer uma alternativa mais saudável do que os produtos disponíveis atualmente, já que há grande dependência do óleo de palma e óleo de coco. 

A empresa foi criada por dois taiwaneses que são PhDs, Jen-Yu Huang e Michelle Lee, os dois se conheceram na Cornell University (EUA). 

O desenvolvimento da PhytoFat começou após os dois receberem seus diplomas, e continuarem em uma participação no programa SOSV IndieBio, com a missão de transformas cientistas em empreendedores para que possam salvar o planeta e a vida das pessoas. Dessa forma, os dois conseguiram formar uma estratégia de entrada no mercado business to business (B2B). 

Jen-Yu Huang destacou: “Vemos a gordura como um catalisador crítico para trazer alternativas à carne para o próximo nível — mais saborosas, saudáveis ​​e sustentáveis. Agora, nosso objetivo é levar a produção da PhytoFat ™ ao nível industrial. Pretendemos produzir mais de 10 toneladas por ano para cada linha de produção”. 

Mercado de carne à base de plantas

Você quer saber mais sobre o mercado de carne à base de plantas? 

Conforme o Markets and Markets, é estimado que esse mercado atinja US$ 8,3 bilhões até 2025, crescendo a um CAGR de 14%. 

Os motivos apresentados para isso são os seguintes: 

  • Crescimento da população vegana e flexitariana no mundo todo.
  • Aumento da conscientização sobre os benefícios da carne plant-based, com relação à carne de origem animal. 
  • Crescimento das iniciativas governamentais. 
  • Aumento das iniciativas governamentais e investimentos significativos. 

O relatório também informou que um dos desafios desse mercado é a percepção do sabor que os consumidores têm, apontando que há quem perceba um comprometimento no sabor quando optam por carnes alternativas. 

Dessa forma, podemos concluir que as empresas de gordura vegana podem auxiliar nessa questão importante. 

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*Imagem de capa: Divulgação Lypid 

Por Amanda Stucchi em 8 de março
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