A marca de proteína vegetal Proeon levantou US$ 2,4 milhões em uma rodada seed.
A startup, localizada na Índia, recebeu investimentos de Shaival Desai (ele é um empresário que liderou a rodada), e outros investidores anjos como Sanjaya Mariwala (diretor gerente da OmniActive Health Technologies), além das empresas de venture capital Flowstate Ventures, Peak Sustainability Ventures e Waoo Partners.
O portfólio da Proeon é composto por diversas proteínas, com as seguintes derivações e recomendações:
- Amaranto — para produtos lácteos
- Semente de cânhamo — barras de proteína, bebidas, nutracêuticos
- Feijão-mungo — produtos que substituem ovos
- Grão-de-bico — lanches, maioneses, barras de proteína, entre outros
Imagem indicativa de aplicações: Divulgação Proeon
Sobre esse investimento, os fundadores Kevin Parekh e Ashish Korde disseram em um comunicado: “Focando incansavelmente na inovação e fazendo parceria com grandes marcas globais, bem como startups, estamos trabalhando para criar produtos alimentícios que sejam descomplicados para formular e são amados pelos consumidores”.
Eles falaram sobre seus objetivos: “Nosso foco imediato será expandir a presença nos mercados da América do Norte e da Europa, onde a mudança para proteínas vegetais está se acelerando em um ritmo sem precedentes”.
Shaival Desai, líder da rodada, também declarou: “Estamos muito felizes por ter feito parceria com a Proeon em sua jornada para inovar no espaço de proteínas alternativas. Kevin e Ashish, trazem grande experiência na indústria e conhecimento técnico completo do espaço de proteínas e são a equipe perfeita para atender a esta indústria que prospera com a inovação”.
Sobre a marca de proteína vegetal
A Proeon foi fundada por Kevin Parekh e Ashish Kord no ano de 2018, os dois tinham o objetivo de trazer alimentos mais limpos e saudáveis para todos.
A startup está fazendo parte do programa de aceleração MassChallenge Switzerland 2021, sendo a única marca indiana de alimentos sustentáveis.
Também já foram ganhadores do ET Power of Ideias 2018, um evento que encoraja os empreendedores a colocarem seus planos em prática, nutrindo as ideias e depois as submetendo para investidores.
Outros prêmios na história da Proeon são o SAP Innocity Challange 2019 e o OHSSAI Excellence & Sustainability Award 2019.
Regulação do mercado vegano na Índia
Você sabia que a Índia tornou pública a minuta da regulação vegana no país? Nós falamos sobre essa novidade aqui no Vegan Business.
A definição de alimento vegano que o governo utiliza é a seguinte: alimentos ou ingredientes alimentares que não utilizam quaisquer ingredientes, aditivos e auxiliares de processamento de origem animal.
Caso o texto do governo seja aprovado será obrigatório a presença do selo vegano.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Como Começar a Investir do Zero: Guia Para Iniciantes (2021)
Primeiro ETF vegano demonstra potencial de lucro
Quem vive mais, veganos ou carnívoros?
*Imagem dos fundadores (Kevin Parekh e Ashish Korde): Divulgação Proen / adaptado