Quer participar de um evento on-line que vai debater as tecnologias e o futuro do mercado de alimentos? 🙂

A novidade é que a Tacta Food School é a organizadora da segunda edição do Happy FoodTech 2021, evento on-line que acontecerá de 24 a 25 de agosto, e debaterá as novas tecnologias do setor de alimentos, abordando a Inteligência artificial, neurociência, rastreabilidade de alimentos e sustentabilidade em negócios alimentares que são hot topics. O custo do ingresso é de R$ 75 e as pessoas podem adicionar experiências por determinados valores.

Os consumidores exigentes e a busca por transparência na cadeia de alimentos estão impulsionando tecnologias que aumentam a qualidade dos produtos. Um desses exemplos é a rastreabilidade de alimentos que se tornou essencial!

Alguns dos temas do evento on-line serão os seguintes: novas tecnologias que ampliam a segurança de alimentos na indústria nacional serão o tema das palestras da Dra. Katherine de Matos, consultora da OMS e da SIG Combibloc para segurança de alimentos, já Marco Túlio Bertolino, Consultor da MTB Training, abordará a Qualidade na Indústria 4.0. Além dele, Sérgio Pinto, Diretor Global de Inovação e Novos Negócios da BRF, falará sobre as iniciativas da área de inovação da empresa em prol da qualidade de produtos.

Do outro lado da mesa (e do mundo), Stephanie Adorno, professora da Hebei University na China e criadora do perfil SweetBrain, que aborda neurociência e comida no Instagram, trará o olhar da neurociência sobre a percepção de qualidade de alimentos por parte do consumidor. Já Damaris Schabuder utilizará um olhar antropológico para as novas tecnologias empregada em alimentos.

Um case de sucesso da inovação tecnológica será apresentado por Ciro Orenstein Tourinho, Diretor Geral do Brasil da startup The NotCo. A empresa, que já falamos aqui no Vegan Business, usa inteligência artificial para desenvolver formulações inéditas, como o leite vegetal que combina fibra de chicória, suco de abacaxi e de repolho. A tecnologia também será abordada por Kishan Vasani, CEO da Spoonshot — startup americana que emprega Inteligência Artificial para prever tendências de consumo de alimentos.

Em meio aos avanços tecnológicos, novas empresas surgem com foco no que é sustentável, equalitário, justo, diverso e brasileiro. O Happy FoodTech 2021 trará um panorama de organizações que representam um novo futuro emergindo, como Liv Up, 100% Amazônia, Beleaf, Yogut.Me, Cozinhando em Libras e O Pão que o Viado Amassou, com falas de fundadores e diretores sobre as suas visões. 

Uma curiosidade é que, para tangibilizar o que é a inovação de alimentos no Brasil, o evento conta com a experiência adicional Caixa da Inovação: uma curadoria de dez lançamentos recentes, que leva à casa dos participantes produtos inovadores, trazendo uma experiência única para quem é apaixonado por novidades. Legal, não é?

Além do conteúdo das palestras, o evento disponibilizará minicursos para capacitar os profissionais nos temas:

  • Design de Processos — com Camila Nascimento (ESA Gestão do Conhecimento)
  • Análise Sensorial de Produtos Plant-Based — com Tatiane Ribeiro (SensoryLab) e Sara Faria (Solucionária) 
  • Microbiologia de Processos Alimentares — com Karen Signori (UFRJ)

O minicurso de Análise Sensorial de Produtos Plant-Based será ministrado pela Sara Faria (SOLUCIONÁRIA) e Tatiane Ribeiro (Sensorylover). O conteúdo trará uma imersão no universo plant-based, conhecendo o status atual, as tendências, o perfil dos produtos e como realizar testes sensoriais com os consumidores para essa categoria de produtos. 

Evento sobre o futuro do mercado de alimentos.
Imagem: Divulgação HappyFoodTech 2021

Para tornar a experiência ainda mais interessante, os participantes serão convidados para uma degustação dos produtos análogos, entendendo os ingredientes e a relação com as características sensoriais dos produtos. Para verificar a programação completa, você pode acessar a página da organização

Gostou de conhecer esse evento online que irá debater o futuro do mercado de alimentos? Aproveite e leia também: 

Lista de homenageadas de 2021 pela VWS e Impossible Foods

Carne vegana de corte inteiro: relatório da FoodHack explora startups

*Imagem de capa: Divulgação HappyFoodTech 2021



por Amanda Stucchi em 22 de julho