Você conhece o NotMilk? A NotCo é uma startup que utiliza seu algoritmo chamado de Giuseppe para desenvolver combinações plant-based e transformá-las em produtos parecidos com os de origem animal, oferecendo em seu portfólio leite, maionese, substitutos de carne de origem animal e sorvetes.
Há um ano a NotCo lançou o NotMilk, seu leite vegetal, em todo o Estados Unidos, atualmente esse produto já está disponível em mais de 3 mil varejistas e, nesse ano, o plano da empresa é expandir o produto para 8 mil lojas.
Algumas lojas que o leite já está disponível é a Whole Foods (rede de supermercado multinacional), Sprouts (mercearia com ampla opção de alimentos orgânicos e naturais) e a Wegmans (rede de supermercados americana), e também na Amazon Whole Foods nos Estados Unidos.
O co-founder, Matias Muchnick, falou ao Plant Based News: “Estamos entusiasmados com a resposta dos varejistas de todo o país, tanto no canal natural quanto no convencional, pois eles entendem imediatamente a vantagem que estamos trazendo para a categoria”. Também relatando que os compradores têm conhecimento de que o leite plant-based é melhor para o meio ambiente, mas apesar de desejarem opções sustentáveis, tem receio quanto ao sabor dos alimentos, por isso, o NotMilk era uma ótima opção.
É importante ressaltar que essa novidade chegou um mês depois de a NotCo ter obtido uma valuation de US$ 1 bilhão, sendo reconhecida como uma empresa unicórnio (status para empresas avaliadas em US$ 1 bilhão ou mais).
Quem já apoia a marca é Jeff Bezos, founder da Amazon, tendo investido na última rodada da Série C, através de seu fundo Bezos Expeditions. Na rodada a empresa levantou US$ 85 milhões, e teve também outros investidores como Future Positive, Kaszek Ventures e L Catterton. Para o Plant Based News a empresa falou: “Não estamos aqui para começar uma revolução. Esta é uma revelação. Estamos aqui para mudar o dia a dia. Para todos. Em todos os lugares […]”.
Além da startup NotCo, Jeff Bezos apoiou a startup de carne alternativa à base de fungos, chamada de Nature’s Fynd, que levantou US$ 158 milhões em investimentos, contando com a presença de outros investidores, como o Bill Gates.
Sobre a sustentabilidade da NotCo, considerando seu processo de produção com relação ao produto de origem animal, é afirmado que seu leite NotMilk, economiza 74% de energia, preserva 92% de água e não emite 74% de CO₂. A empresa também possui o selo Eu Reciclo, que visa trazer uma solução de logística reversa para as embalagens.
Gostou de conhecer essa novidade? Aproveite e leia também:
Venture Capital: a startup NotCo faz parte do portfólio da G2D
NotCo e Umiami vencem desafio sobre proteínas alternativas
*Imagem de capa: Divulgação NotCo / via Plant Based News