O fundador da empresa britânica de energia renovável Ecotricity, Dale Vince, anunciou que pretende lançar o que ele afirma ser a primeira companhia aérea elétrica do mundo.

Nomeada de Ecojet, a companhia usará aviões convencionais, porém adaptados com trens de força hidrogênio-elétricos. Dessa forma, as células de combustível a bordo produzirão eletricidade misturando hidrogênio com oxigênio do ar, produzindo apenas água como subproduto. Essa técnica, gerará a mesma potência de uma aeronave tradi internacional, mas com uma redução de cem por cento nas emissões de CO2.

Companhia aérea elétrica

Além disso, haverá também outras medidas para reduzir as emissões de carbono a bordo. Todas as refeições servidas serão à base de plantas, eliminando o uso de produtos de origem animal. Não serão mais usados plásticos descartáveis, e os funcionários irão usar uniformes ecológicos.

Os voos da Ecojet terão início no próximo ano, operando inicialmente entre Edimburgo e Southampton. No entanto, a companhia aérea utilizará combustível convencional temporariamente para estabelecer rotas e obter uma licença da Autoridade de Aviação Civil. Posteriormente, serão adicionadas outras rotas dentro do Reino Unido e no exterior. A partir de 2025, quando a tecnologia estiver disponível, a Ecojet planeja converter suas aeronaves existentes em vez de construir novas, o que resultará em economias de geração de carbono.

Passo significativo

Embora os voos comerciais elétricos ainda não sejam uma realidade, muitas companhias aéreas ao redor do mundo já estão oferecendo opções de refeições a bordo à base de plantas. Por exemplo, a China Airlines, que oferece um menu abrangente com alternativas de carne e peixe, juntamente com a Emirates e a companhia aérea japonesa ANA.

Dale Vince, fundador da Ecojet, é conhecido por seu apoio a alimentação à base de plantas. Ele é vegano há muito tempo e também é presidente do clube de futebol Forest Green Rovers, que se tornou o primeiro clube de futebol totalmente vegano do mundo.

De acordo com Vince: “A questão de como criar viagens aéreas voando tem sido um desafio para o movimento ambientalista há décadas. O Ecojet representa, até o momento, o passo mais significativo em direção a uma solução. O desejo de viajar está profundamente enraizado no espírito humano, e voos livres de emissões de CO2, impulsionados pela energia renovável, nos permitirão explorar nosso incrível mundo sem prejudicá-lo”.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Pesquisadores desenvolvem bioplástico feito a partir de spirulina

NY lança campanha para promover uma alimentação saudável

6 marcas de cosméticos veganos de alta performance

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Ecojet

Por Ana Cristina Gomes em 18 de julho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores