Pesquisadores da Universidade de Washington desenvolveram um bioplástico feito a partir de spirulina, que se degrada em um período de tempo semelhante ao de uma casca de banana.

Bioplástico feito a partir de spirulina

O bioplástico, fabricado a partir de células de spirulina, ingrediente amplamente utilizada como suplemento na alimentação. A spirulina possui diversos benefícios, e pode ser produzida em grande escala.

Utilizando pressão e calor, semelhantes ao processo de fabricação de plásticos convencionais, a equipe converteu a spirulina em um material semelhante ao plástico, com propriedades comparáveis aos materiais descartáveis derivados do petróleo. Além disso, o material também é reciclável.

Essas características, obtidas através de ajustes no processamento do material, incluiram temperatura, pressão e tempo na extrusora. Essas alterações foram responsáveis pela otimização da microestrutura do material.

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Washington: “o material é muito mais forte e mais rígido do que as tentativas anteriores”.

Material forte e rígido

O produto ainda não está pronto para comercialização. Dessa forma, a equipe trabalha realizando ajustes para que o material fique menos frágil e mais resistente à água.

De acordo com a autora sênior Eleftheria Roumeli, professora assistente de ciência e engenharia de materiais da UW: “Fomos motivados a criar bioplásticos que são bioderivados e biodegradáveis em nossos quintais, além de serem processáveis, escaláveis e recicláveis. Os bioplásticos que desenvolvemos, usando apenas spirulina, não apenas têm um perfil de degradação semelhante aos resíduos orgânicos, mas também são, em média, 10 vezes mais fortes e rígidos do que os bioplásticos de spirulina relatados anteriormente. Essas propriedades abrem novas possibilidades para a aplicação prática de plásticos à base de espirulina em vários setores, incluindo embalagens de alimentos descartáveis ou plásticos domésticos, como garrafas ou bandejas”.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Sustentabilidade na prática: um guia para o dia a dia

NY lança campanha para promover uma alimentação saudável

6 marcas de cosméticos veganos de alta performance

Imagem ilustrativa de capa: Pexels

Por Ana Cristina Gomes em 14 de julho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores