A Modern Meadow, empresa de biotecnologia, fechou parceria com a empresa química BASF para revolucionar a indústria de materiais. Essa colaboração estratégica combinará a experiência de biofabricação de ponta da Modern Meadow com o material ultramid® Ccycled® da BASF, desenvolvendo biomateriais modernos, sustentáveis e livres de animais.

Bio-VERA™, substrato inovador da Modern Meadow, integra a solução Ultramid® Ccycled® da BASF e é baseado na tecnologia Bio-Alloy™ da Modern Meadow. Combinamdo resíduos pós-consumo e alternativas biorrenováveis, essa tecnologia oferece um material altamente sustentável, assim como ótimo desempenho.

Biomateriais

Bio-VERA™ é um biomaterial sustentável que não depende de fontes animais tradicionais, minimizando o impacto ambiental da produção já que utiliza matérias-primas à base de plantas e recicladas.

Espera-se que a experiência da Modern Meadow em ciência dos materiais e pesquisa e desenvolvimento baseados em biologia, juntamente com a experiência química e o compromisso da BASF com a inovação sustentável, equilibrada em termos de impacto ambiental e de alto valor, abram novas oportunidades e inaugurem uma nova era de sustentabilidade e consumo responsável, de acordo com ambas as empresas.

Oportunidade

A motivação por trás dessa parceria é o compromisso compartilhado de ambas as empresas em enfrentar os desafios associados à produção de materiais convencionais. “Estamos extremamente entusiasmados em colaborar com a BASF nessa jornada transformadora em direção aos biomateriais sustentáveis”, afirma Catherine Roggero-Lovisi, CEO da Modern Meadow. “Temos uma oportunidade única de criar um material que não apenas atenda às necessidades do mundo contemporâneo, mas também ajude a preservar nosso meio ambiente, utilizando plantas rastreáveis e matérias-primas recicladas, evitando aditivos de origem animal e substituindo aditivos petroquímicos. Faremos isso desde o início do desenvolvimento de materiais, oferecendo uma solução imediata.”

Acredita-se que essa nova parceria impulsionará o avanço de biomateriais altamente sustentáveis e de alto desempenho, com potencial para transformar diversos setores, incluindo moda, automotivo e bens de consumo.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores

Slow Fashion: como o movimento está revolucionando a indústria

A revolução da beleza limpa: conheça os benefícios da Clean Beauty

A influência do mercado vegano na indústria de beleza e cuidados pessoais

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Modern Meadow

Por Ana Cristina Gomes em 5 de julho