Conheça a DUG, empresa que criou uma nova subcategoria de leite vegetal feito à base de batata!

Você sabia que o leite vegetal de batata utiliza metade da quantidade de terra do leite de aveia e incríveis 56 vezes menos água do que o leite de amêndoa?

Embora o leite de batata possa parecer incomum, para dizer o mínimo, após a amostragem no PBWE 2021 em Londres, ficamos convencidos. As vendas da DUG aumentaram 49,9% para £ 146,8 milhões naquele ano, após lançamentos de varejo nas lojas Ocado e 280 Waitrose.

Após a receita aprimorada do leite DUG do mês passado, bem como a patente recentemente aprovada para sua emulsão de batata proprietária , era hora de conversarmos com a marca para descobrir mais. Discutimos tudo sobre leite de batata com o CEO Fredrik Carling, que revela notícias empolgantes sobre planos futuros.

Qual é a história por trás do DUG®?

Tudo começou quando Eva Tornberg, professora de Tecnologia de Alimentos na renomada Universidade de Lund, na Suécia, estava concluindo um trabalho para a indústria de amido. Durante sua pesquisa, ela descobriu as qualidades únicas e os benefícios intrigantes da proteína da batata. Em particular, ela percebeu que a proteína da batata tem um excelente perfil de aminoácidos, o que é excepcional para uma fonte de proteína vegetal.

Além disso, a proteína da batata não contém nenhum dos 14 alérgenos mais comuns, o que a torna bem tolerada e versátil. Sem falar nas credenciais de sustentabilidade da batata, que Eva identificou desde o início. Ao fazer essas descobertas, ela decidiu desenvolver produtos à base de batatas, que beneficiariam veganos, assim como indivíduos com consciência ambiental, alergias ou intolerâncias.

Ela fundou a Veg of Lund em 2016 – empresa controladora da DUG Drinks – que lançou a DUG® em 2021 na Suécia e no Reino Unido. A Veg of Lund está listada no mercado de ações sueco como uma empresa de tecnologia de alimentos, enraizada em ciência na Universidade de Lund.

Por que leite vegetal à base de batatas?

Por meio de pesquisas científicas sobre alimentos na Universidade de Lund, a professora Eva Tornberg, da Veg of Lund, ficou surpresa ao descobrir que a proteína da batata oferece um perfil de aminoácidos com um valor biológico de 90-100, semelhante ao dos ovos, amplamente considerado um dos alimentos mais fontes completas de proteína. O valor biológico da proteína da batata – que indica o quão bem a proteína é absorvida – também é significativamente maior do que o das proteínas de soja, aveia ou amêndoa.

Isso é altamente exclusivo para um vegetal e é por isso que o professor Tornberg viu potencial no uso de batatas como base para uma infinidade de alternativas veganas e vegetais. Ela passou a desenvolver um método exclusivo e patenteado para produzir uma emulsão vegana estável ao calor feita de batatas e óleo de colza, que forma a base de todas as inovações da Veg of Lund, incluindo alternativas lácteas à base de plantas DUG.

Além disso, as batatas oferecem um sabor neutro, vitaminas e minerais e é livre dos alérgenos mais comuns, ideal para pessoas com alergias ou intolerâncias.

Imagem: DUG / Divulgação

O que diferencia o leite de batata de outros leites vegetais?

Sustentável: as batatas não precisam de muito para crescer, dessa forma, a pegada climática do DUG é pelo menos dois terços menor que o tradicional. O cultivo de batatas é mais eficiente do que o cultivo de aveia e usa 98% menos água do que o cultivo de amêndoas. É por isso que o DUG é definitivamente um dos, senão o mais, leite vegetal sustentável disponível.

Amigo dos alérgenos: DUG® é naturalmente isento de alérgenos comuns, tornando-o uma escolha ideal para quem sofre de alergias e intolerâncias.

Nutritivo: Também é pobre em gorduras saturadas e enriquecido com Cálcio, Vitamina D, Riboflavina, Vitamina B12 e Ácido Fólico. É a única alternativa láctea vegetal enriquecida com ácido fólico, nutriente crucial, considerando que os maiores consumidores são mulheres de 16 a 34 anos.

Sabor: seu perfil de sabor suave, cremoso e neutro permite um bom desempenho não apenas em bebidas quentes, mas também em uma variedade de receitas à base de plantas. Nossa tecnologia de emulsão patenteada significa que ele não se desfaz quando aquecido, e seu sabor cremoso, porém neutro, significa que pode ser usado como leite de vaca tanto para cozinhar quanto para assar.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Aviko Rixona usa batatas para fazer o queijo vegano saudável

Meati Foods anuncia estrutura para produzir milhões em micélio

Conheça diferentes alimentos feitos à base de tremoço!

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação DUG

Por Ana Cristina Gomes em 9 de fevereiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores