A Aviko Rixona, produtora holandesa de produtos de batata seca, lançou uma alternativa de queijo vegano feito de batatas.

Segundo a empresa, o Potato Cheezz parece e tem gosto de queijo de leite, com uma textura semelhante. No entanto, o produto é diferenciado por ser isento de gordura e sal, o que, segundo Aviko, o torna mais saudável do que o queijo convencional ou qualquer outra alternativa vegetal.

O Potato Cheezz está disponível para food service em blocos de dez quilos, ideal para salgadinhos, salgadinhos e recheios para substitutos de carne. Além disso, uma versão separada está disponível para pizzas.

Queijo vegano de batata

A Aviko Rixona não é a única empresa que fabrica produtos lácteos alternativos a partir de batatas. A sueca DUG desenvolveu uma gama altamente bem-sucedida de alternativas ao leite à base de batata, que já estão disponíveis no Reino Unido, Irlanda e Suíça, bem como no país de origem da marca.

Outro exemplo é o The Simple Root, apoiado por McCain, que começou introduzindo uma variedade de pastas e molhos cremosos à base de batata. A marca prepara-se agora para lançar uma seleção de queijo vegano à base de batata e outras raízes, começando por uma alternativa ao cheddar.

De acordo com Louise Wymer, CEO da The Simple Root no Reino Unido, ao The Grocer: “Desenvolvemos um queijo que oferece uma troca sem compromisso para menus à base de plantas, funcionando perfeitamente em receitas de tostas de queijo e massas a pizzas”.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Final Foods lança linha gourmet de carnes plant-based

Väcka lança queijos feitos de leite de semente de melão fermentado

Mercado de carne plant-based atingirá US$ 15,7 bilhões até 2027

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Aviko Rixona

Por Ana Cristina Gomes em 26 de janeiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores