A Final Foods, startup de alimentos naturais, anunciou o lançamento de sua primeira linha de alternativas de carnes plant-based, ricas em proteínas.

A princípio feitas para a indústria de food service, a Final Foods diz que seus produtos clean-label são criados para oferecer aos chefs uma gama mais ampla de formatos com textura premium. Disponíveis online , os produtos são enviados inicialmente para a Califórnia e Nevada.

Ao contrário de muitas alternativas de proteína vendidas na forma moída ou esfarelada, as opções à base de plantas da Final Foods vêm em fatias e cortes grandes. De acordo com a empresa essa característica as torna ideais para grelhar, bem como estufar, refogar e fritar.

Feita a partir de proteína de ervilha, a marca afirma que as carnes veganas criadas a partir de um processo de extrusão simples, proporcionando assim uma textura mais realista e natural.

Carnes plant-based da Final Foods

Originale Plant-Based Meat – Pronto para cozinhar, cortes e fatias semelhantes a músculos formulados com apenas seis ingredientes – Água, Proteína de Ervilha, Óleo Vegetal, Fibra de Ervilha e Sal

Marinata – Cortes e fatias marinados em azeite, alho e alecrim, prontos para cozinhar em uma variedade de preparações quentes

Cotolette – Fatias empanadas fritas em um processo de empanamento de três etapas com ovo vegano

A Final Foods oferece uma linha de charque à base de plantas em diversas variedades. Graças à sua tecnologia, a empresa diz que pode oferecer sobretudo produtos clean-label que não comprometem a criatividade dos chefs. Seus produtos também são livres de gordura saturada, antibióticos, hormônios e ingredientes de bioengenharia.

Novo modelo de produção

Localizada em San Mateo, CA, a Final Foods visa inovar um modelo novo e mais sustentável para a produção de carne à base de plantas. Dessa maneira, a Final Foods planeja aumentar a produção com uma rede de microfábricas menores que servem para abastecer o mercado em seu território próximo.

Além disso, a Final Foods planeja licenciar sua tecnologia de fabricação no futuro.

Impacto sem precedentes

“Estamos desenvolvendo uma plataforma de fabricação de produtos vegetais adequados para operações de pequeno e médio porte, usando maquinário sólido, tecnologia de nuvem e IoT”, disse Marco Graziano, CEO e fundador da Final Foods. ”A linha de produtos que temos anunciado hoje é o primeiro resultado de dois anos de desenvolvimento. Somos pioneiros em um conceito que tem grande potencial para mudar a indústria alimentícia com microfábricas locais espalhadas por várias regiões como forma de escalar de forma sustentável a produção de produtos veganos e causar um impacto sem precedentes.”

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

GFI realizará workshop sobre cultura de células para cientistas

Mercado de carne plant-based atingirá US$ 15,7 bilhões até 2027

China e EUA discutem processos regulatórios para carne cultivada

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Final Foods

Por Ana Cristina Gomes em 25 de janeiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores