Em um sinal de que a aprovação regulatória generalizada para a carne cultivada é iminente, especialistas regulatórios dos EUA e da China se reuniram para discutir os próximos passos.

Em um evento virtual organizado pelo AgFood Future Center of Excellence (AGF) e pela Agriculture Food Partnership (AFP), viu-se uma reunião entre a China e os reguladores dos EUA acontecer logo após a Upside Foods se tornar o primeiro produtor de carne cultivada a receber aprovação da FDA.

O evento contou com a apresentação de Jeremiah Fasano, consultor sênior de políticas do Escritório de Revisão Regulatória da FDA. Dessa forma, Fasano incentivou a indústria a se conectar “cedo e frequentemente” para manter o setor avançando.

Elaboração de diretrizes públicas para o setor

“A FDA está se comunicando com diferentes empresas, assim estão preparando diretrizes públicas para o setor”, disse Fasano. “À medida que as empresas se envolvem com mais reguladores, mais revisões e aprovações são concluídas, aumentando o conhecimento global para promover a inovação em tecnologia e a segurança alimentar.”

De acordo com Ryan Xue, presidente da Agfood Future, as reuniões fornecem oportunidades vitais para o setor de inovação de proteínas. “Esse compartilhamento profundo entre os EUA e a China terá um significado de longo alcance para governos e indústrias interessadas em ver a adoção de inovações alimentares que ajudarão a moldar a inovação alimentar e o futuro dos alimentos”.

A China diz que se concentrará nas avaliações de segurança da carne cultivada este ano. “Os planos para 2023 incluem a criação de grupos especializados para garantir que a inovação, o desenvolvimento e a segurança alimentar avancem”, disse Yan Song, diretor da Divisão III de Avaliação de Riscos da CFSA.

Aprovação regulatória para carne cultivada

Atualmente, Cingapura é o único país do mundo que aprovou a venda e o consumo de carne cultivada. Ele concedeu a empresa de tecnologia de alimentos da Bay Area, Eat Just, aprovação regulatória para seu frango cultivado em 2020.

O status GRAS concedido a Upside Foods, é o primeiro passo nos EUA para receber a aprovação. Além disso, a carne cultivada deve receber a aprovação do USDA.

A aprovação veio por meio de um processo de consulta pré-comercialização, onde os fabricantes detalham a produção e a FDA analisa a segurança.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Governo alemão adota alimentos plant-based no combate a crise climática

Por que estão produzindo carne cultivada?

Indústria de alimentos veganos atingirá US$ 92 bilhões até 2027

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Eat Just

Por Ana Cristina Gomes em 10 de janeiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores