A marca Natural Fiber Welding (NFW), de couro vegano e sem plástico, levantou US$ 15 milhões em investimento. Quem liderou essa rodada foi a Community Development Venture Capital Alliance (CDVCA), contando com participações da BMW i Ventures, pertencente a multinacional alemã que produz carros e motocicletas de luxo BMW, Prairie Crest Capital, Ethos, For Good Ventures e Evolution VC Partners. Com o valor, a marca irá dimensionar sua produção, realizando a comercialização em formato rolo a rolo, e entrar em novos mercados, como o automobilístico.

O material de couro da empresa é totalmente reciclável e cruelty free, sendo produzido com cânhamo, resíduos de cortiça, coco e óleo vegetal. É dito em seu site: “O NFW está permitindo a transição da humanidade de ser dependente do petróleo para ser movido a plantas”. Para comercializar suas alternativas de couro, têxteis e espumas, a empresa está criando uma fábrica com mais de 10 mil pés quadrados (mais de 3 mil metros quadrados), e iniciará a produção com seu couro vegetal chamado de Mirium, feito com polímeros naturais biodegradáveis. 

Em um comunicado à imprensa, o sócio-gerente da BMW i Ventures, Kasper Sage, disse: “A Natural Fiber Welding desenvolveu um processo inovador de conversão de plantas em material totalmente natural, 100% reciclável, que imita todas as propriedades do couro tradicional, fios e espumas. Ter uma alternativa escalonável e de custo competitivo ao couro com qualidades premium é a chave para avançar ainda mais na descarbonização da indústria automotiva”. 

Empresa de couro vegano e sem plástico
Imagem: Divulgação Natural Fiber Welding (NFW)

O founder e CEO da Natural Fiber Welding, Luke Haverhals, também deu uma declaração: “O compromisso da BMW i Ventures com empresas de alto desempenho no setor de manufatura e transporte os torna um excelente investidor e parceiro da NFW”, também acrescentando: “Estamos honrados em ter o apoio deles enquanto continuamos a expandir para novos mercados, como o automotivo, onde materiais totalmente naturais e de alto desempenho podem ter um grande impacto na descarbonização e na criação de um futuro verdadeiramente sustentável”.

Além disso, o Grupo BMW também anunciou que irá realizar uma parceria com a Natural Fiber Welding para atingir seus próprios objetivos de sustentabilidade, já que sua meta é reduzir suas emissões de gás carbônico (CO₂) em sua cadeia de suprimentos, portanto, está buscando materiais recicláveis e sustentáveis. 

Sobre a marca de couro vegano e sem plástico NFW

A empresa foi fundada em 2015 e está sediada em Illinois, nos Estados Unidos, tendo sido fundada pelo Luke Haverhals. Segundo a visão da empresa: “Buscamos um futuro onde os consumidores, por serem leais às marcas que amam, não sejam forçados a se comprometer entre qualidade, valor, estética e proteção ambiental”. 

A empresa também aponta: “Quando MIRUM®  é mais atraente do que um tecido revestido de poliuretano, estamos substituindo um material de base petroquímica finito que libera poluentes de microfibra, por uma alternativa que é colhida de seringueiras”, relatando que as matérias-primas de seus produtos podem ser cultivadas de forma sustentável em todo o mundo. 

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*Imagem de capa: Divulgação Natural Fiber Welding / via Press Kit

Por Amanda Stucchi em 22 de julho
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