A Dobro, foodtech plant-based, lançou o primeiro scoop biodegradável do Brasil!

A empresa possui foco na atividade física e no esporte, ou seja, se compromete com o corpo e com o meio ambiente. O principal propósito é transmitir positividade e incentivar as pessoas a se conectarem com a natureza.

Scoop biodegradável

Pensando na relação humana com o meio ambiente, a empresa se deparou com uma problema sério: o lixoplástico. O aumento da produção e do consumo de plásticos gera uma alta quantidade de lixo que acaba sendo descartado na natureza. Esse problema causa impactos extremamente negativos sobre a fauna, flora, ecossistemas aquáticos e terrestres. Dessa forma, é importante ter em mente que a redução, assim como o descarte correto desses materiais são fundamentais para o meio ambiente.

Atualmente o nosso país possui uma produção anual de cerca de 11 milhões detoneladas, sendo o 4° país do mundo que mais produz lixo de origem plástica. Menos de 2% desse lixo vai para reciclagem, uma média muito inferior à média mundial, que é de 9%. Diante disso, a Dobro desenvolveu o primeiro scoop biodegradável do Brasil.

Em parceria com a Zero Plastic, a empresa desenvolveu um scoop cujo principal componente é o PLA (biopolímero de ácido láctico), feito a partir da cana-de-açúcar, garantindo assim uma baixa pegada de carbono. O produto também possui fibras naturais da casca de arroz e do bagaço de caju, chegando a um material bonito, sustentável e funcional.

Os materiais produzidos com esses biocompostos são compostáveis. Ou seja, em condições específicas, se decompõe em matéria orgânica em até 180 dias.

O que são Bioplásticos?

De acordo com a European Bioplastics, o bioplástico é produzido a partir de materiais naturais. Além disso, a biodegradabilidade não implica necessariamentena compostabilidade do material. Entenda melhor o significado desses termos:

  • Biobased: Produtos parcialmente ou totalmente oriundos de matérias-primasnaturais, como plantas.
  • Biodegradável: Característica atribuída a um material que pode ser convertido emalguma substância natural pela ação de um microorganismo.
  • Compostável: Capacidade do material de se desintegrar sob condições específicas,sendo que ao menos 90% do material deve ser desintegrado num intervalo de 12 semanas.

Dessa forma, o scoop sustentável compostável da Dobro feito a partir de bioplástico, ajuda na redução dos resíduos em aterros e na minimização da pegada de carbono, devido ao

processo produtivo e à devolução de grande parte do carbono à natureza sob a forma de CO2.

Sobre a Zero Plastic

Fundada em 2020, a Zero Plastic é uma empresa, que nasceu com o intuito de mudar o mercado de embalagens do Brasil. Utilizando o que há de mais tecnológico em materiais sustentáveis para embalagens e acessórios, a empresa traz inovação para a indústria alimentícia e para os empresários.

Em parceria, a Dobro e a Zero Plastic criaram o primeiro scoop biodegradável do Brasil que acompanhará inicialmente as embalagens de BT Nitrato.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Portugal: venda de alimentos plant-based aumentou 20% desde 2020

O que são rótulos climáticos?

O que os consumidores buscam nos alimentos à base de plantas?

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Dobro

Por Ana Cristina Gomes em 13 de abril
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores