Você já ouviu falar em rótulos climáticos?

Os rótulos climáticos são uma forma das marcas serem transparentes quanto a sustentabilidade de seus ingredientes! Dessa forma, é possível ajudar as pessoas a identificarem e terem consciente do impacto de seus hábitos alimentares.

Rótulo climático

Os rótulos climáticos ajudam a marca a comunicar aos seus consumidores, o impacto ambiental de cada produto.

Uma matéria publicada na Rede Jama mostrou que informar as pessoas que um alimento possuía impactos ambientais negativos, fazia com que as pessoas tivessem maior propensão a mudar a sua escolha, optando assim por um alimento mais sustentável.

Alimentos e crise climática

A comida está diretamente ligada a crise climática!

A crise climática está diretamente relacionada aos nosso hábitos alimentares! Já falamos aqui, sobre a importância das proteínas alternativas para a mudança do sistema alimentar, com o objetivo de evitar a crise do clima.

Produtos de origem animal, como carne bovina e suína possuem uma alta pegada ambiental, enquanto opções à base de plantas, como por exemplo, tofu e vegetais, possuem uma pegada muito menor.

Rótulos climáticos no Brasil

Na América Latina, a Nude foi a primeira foodtech a estampar a pegada de carbono nas embalagens de seus produtos.

A pegada de carbono do leite de vaca, por exemplo, possui em média de 3,2Kg CO2e/kg, quase 10 vezes mais que o leite de aveia original da Nude.

A empresa, utiliza a ferramenta CarbonCloud, para realizar o calculo do impacto de cada mudança na cadeia do produto.

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Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Nude

Por Ana Cristina Gomes em 30 de março
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