Com o objetivo de proteger e aumentar a adoção de alimentos orgânicos no Brasil, a Diferente, principal foodtech de compra programada de alimentos orgânicos do país, investiu em inteligência artificial para aprimorar a experiência de seus clientes.

A empresa investiu cerca de R$2 milhões na construção da tecnologia batizada de PitaIA, o sistema é capaz de sugerir receitas em tempo real com base nos alimentos recebidos na cesta do usuário, bem como indicar combinação de três ou mais itens para receitas.

De acordo com Paulo Monçores, CTO e cofundador da Diferente, o principal objetivo do investimento é permitir que o cliente aproveite os alimentos enviados pela foodtech ao máximo. “Sabemos que a nossa experiência proporcionada às pessoas não acaba quando a cesta chega na sua casa. A ideia é que a IA ajude-os a conhecer mais as possibilidades de consumo de cada item, oferecendo uma experiência ainda mais positiva aos usuários”, detalha. “A verdade é que somos uma empresa que se utiliza da tecnologia como core na construção do nosso negócio. Por isso, nosso trabalho visa de forma prioritária o desenvolvimento de novas melhorias e ferramentas que nos possibilitem criar um futuro além do previsível”, acrescenta Paulo.

IA da Diferente ajuda equipes de operação e compras

De acordo com o executivo, a PitaIA oferece diversas funções desde novembro de 2022. Além de sugerir receitas personalizadas, o dispositivo também auxilia a equipe de operações da Diferente na montagem das cestas, levando em consideração as dificuldades, restrições e frequência dos itens escolhidos pelos clientes. Em breve, novos parâmetros serão adicionados, como o tipo de dieta, nível de atividade física e número de refeições, garantindo assim que o conteúdo das cestas seja cada vez mais adaptado ao estilo de vida de cada consumidor.

A tecnologia não apenas aprimorou a experiência dos usuários, mas também desempenhou um papel importante no desenvolvimento interno da Diferente. Por exemplo, a IA ajuda o tempo de compras a prever e gerenciar o abastecimento interno para a montagem das cestas. A foodtech trabalha com pequenos produtores e utiliza a IA para alinhar a demanda do mercado com a produção dos cozinheiros. Como resultado, a empresa pode oferecer preços mais acessíveis e ainda colaborar com a sustentabilidade da cadeia produtiva dos alimentos orgânicos.

Além da PitaIA, a Diferente utiliza um sistema interno de gerenciamento de estoque baseado na tecnologia WMS (Warehouse Management System) para aprimorar a gestão operacional. Com esse sistema, a empresa pode otimizar todo o processo, desde a compra com fornecedores até a montagem das cestas e envio para os clientes. Paulo destaca que a tecnologia é uma fundamental aliada em praticamente todas as esferas de trabalho da empresa, permitindo oferecer um serviço de cada vez melhor qualidade aos clientes e atuar de forma mais eficiente internamente.

Sobre a Diferente

A Diferente é a maior foodtech focada no acesso a alimentos saudáveis na América Latina. A startup entrega itens orgânicos e frescos até 40% mais baratos em relação aos preços praticados em mercados, combatendo o desperdício alimentar. Isso porque parte das cestas são compostas também por alimentos que são perfeitos para consumo, porém considerados “diferentes” demais para irem às gôndolas dos supermercados. Além disso, a inteligência artificial cria a cesta perfeita a cada cliente, fator que otimiza toda a cadeia de suprimentos e gera economia direta ao usuário. Lançada no início de 2022, a foodtech já captou R$ 40 milhões e projeta forte expansão nacional nos próximos anos.

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Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Diferente

Por Ana Cristina Gomes em 5 de maio
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