Hoje é o Dia Nacional da Abelha e vamos falar da importância desses insetos para o meio ambiente. 

As abelhas têm um papel essencial: realizam a polinização das plantas ao buscar seu alimento e, segundo a World Bee Day, esses insetos são responsáveis pela polinização de quase três quartos das plantas que produzem 90% dos alimentos do mundo

Apesar de existirem mais de 20 mil espécies conhecidas desse animal, um estudo constatou o desaparecimento deles. O G1, com informações da revista científica Science apontadas no The Guardian, mostrou que a probabilidade das populações de abelha sobreviverem em qualquer local diminui em 30% somente no decorrer de uma única geração humana. 

Também foi constatado que os insetos começaram a desaparecer nos locais mais quentes, ou seja, as mudanças climáticas também estão afetando esses animais. Além disso, também existe o problema do uso de agrotóxicos, um estudo australiano apontou que 40% dos insetos (de forma geral) estão ameaçados de extinção e essas substâncias estão ligadas a esse acontecimento. 

Ademais, já falamos aqui no Vegan Business da crueldade que ocorre no sistema de apicultura: os profissionais utilizam a fumaça (em um processo de fumigação) para desacordar as abelhas e mexer em seus casulos, nisso, elas morrem, seja por asfixia ou calor. Outras também são esmagadas para a extração dos favos de mel. Só para citar alguns dos pontos problemáticos da indústria. 

Por isso, é necessário refletirmos sobre todos esses fatos, pois o mel de origem animal não é um alimento vegano e não está isento de crueldade. 

Abelha polinizando a flor

Imagem: Pexels

Mel vegano existe? 

Se você é vegano e está em busca de um substituto ou ainda não se desapegou do mel, como realizar a troca desse alimento? 

A resposta pode ser mais simples do que parece. 

Você pode buscar substitutos como o melado de cana, calda de agave (extraído de uma planta mexicana) e néctar de coco. 

Além disso, também existe a empresa LikeaB,  que vende Mel Vegano através do e-commerce e da loja do Pão de Açúcar na cidade de São Paulo. 

O produto utiliza os ingredientes de melaço de cana e açúcar demerara orgânico, com enzima natural invertase. É dito também que seu sabor, aroma e textura são idênticos ao do mel de origem animal, ainda leva o selo de produto orgânico e de produto vegano pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). 

Substitutos de mel

Imagem: Pexels

Dia Nacional da Abelha: como você pode proteger esses animais? 

Agora que você já tem mais informações, quer saber como pode proteger as abelhas? 

Já demos algumas dicas: não usar agrotóxicos nem pesticidas e modificar sua dieta para mel vegano, porém, ainda há outras ações que você pode explorar.

Algumas delas são as seguintes: 

  • Criar um jardim ou um espaço verde para aumentar o habitat natural das abelhas
  • Plantar árvores para esses animais conseguirem alimento e mais habitat
  • Apoiar projetos que auxiliam na preservação dessas espécies
  • Criar uma casinha de abelha para colocar no seu jardim, isso também ajuda seu ambiente verde a ser mais polinizado por esses visitantes 

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também: 

Meio Ambiente e Sustentabilidade: o que é e importância (2021)

Sustentabilidade e Veganismo andam juntos? (e como não?) 

Como ensinar sobre sustentabilidade para as crianças?

*Imagem de capa: Pexels

Por Amanda Stucchi em 1 de outubro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores