Se você pensa em empreender criando um negócio vegano, o Vegan Business já deu até sugestões de 13 ideias de negócios para você iniciar sua jornada empreendedora. Porém, sabia que as empresas veganas ou com linhas veganas, estão aumentando no Brasil? A procura pelo Selo Vegano da Sociedade Vegetariana Brasileira aumentou, já que entre 2019 e 2020 o número dos produtos certificados cresceu 16%, considerando alimentos, cosméticos, suplementos alimentares, produtos de limpeza, lavanderia e calçados. 

O Estadão também dá um panorama para facilitar essa visualização, afirmando que em 2019 foram concedidos 34 selos, no ano passado 38, e em 2021 já foram avaliados 47 produtos. Também é necessário ressaltar que o Selo Vegano, criado em 2013, certifica produtos, não serviços ou marcas, e está presente em 2.800 itens. Entretanto, a maioria das empresas que a Instituição atende ainda não é 100% vegana, mas, Maria Eduarda Lemos, gerente de certificação da Sociedade Vegetariana Brasileira, afirmou ao veículo que a Instituição apoia qualquer iniciativa de empresas que se proponham a produzir produtos sem origem animal no mercado. Ela também disse que as pessoas estavam se preocupando cada vez mais com os impactos daquilo que consomem, e que as pautas de sustentabilidade fazem as pessoas enxergarem que é necessário mudar seus hábitos. 

Além disso, em 2020, o Sebrae falou um pouco sobre oportunidades de negócios para microempreendedores individuais (MEI) no veganismo, dizendo: “Uma vantagem que esse setor representa é o fato de que a oferta de produtos de origem vegana ainda é muito baixa em relação à demanda, ou seja, existem mais pessoas procurando produtos veganos do que a quantidade de pessoas ofertando”. Isso mostra que, apesar do crescimento das empresas veganas ou com linhas veganas, apresentado pela Sociedade Vegetariana Brasileira, ainda existem muitas oportunidades de negócios que você pode ter no mercado vegano. 

Outro fator que mostra o crescimento desse mercado é o relatório da Grand View Research, que aponta que o mercado global de alimentos veganos foi avaliado em US$ 12,69 bilhões no ano de 2018, e está previsto uma expansão a um CAGR de 9,6% de 2019 a 2025. 

Sabendo desses dados, caso você deseje empreender, uma curiosidade é que São Paulo foi apontado pelo Mapa Veg como o estado que mais tem vegetarianos e veganos no país. O mapa aceita cadastros voluntários para auxiliar a mapear a quantidade de vegetarianos, veganos e simpatizantes no Brasil, e conta com um total de mais de 19 mil vegetarianos cadastrados e mais de 9 mil veganos. Sendo que, após São Paulo, o segundo estado da lista é o Rio de Janeiro, seguido por Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, respectivamente.

Empresas veganas: exemplos nacionais 

Quer se inspirar e conhecer histórias de empresas nacionais que são veganas? 

Aqui no Brasil existem diversos exemplos que já falamos, como a Super Vegan, empresa de chocolates veganos criada pela Juliana Salgado, que é vegana desde os 14 anos e, após ter dificuldades de encontrar chocolates veganos no mercado, fundou a empresa. Também existe a Insecta Shoes, fundada em Porto Alegre por Bárbara Mattivy e Pamela Magpali, que vende calçados, acessórios e roupas veganas, ecológicas e unissex. No mês passado, a empresa também fez uma collab com a Renner, para vender peças sustentáveis. 

Para finalizar os exemplos, também existe a AmoKarité, criada por Estephanie Racy e contando com a participação de Clara Klabin, que se uniu ao time como sócia no início de 2021. A empresa vende maquiagens veganas e procura trazer preços acessíveis a todos. 

Aproveite e leia também: 

6 empreendedores veganos para você seguir no Instagram 

Como empreender no mercado vegano 

Negócios veganos on-line

*Imagem de capa: Unsplash

Por Amanda Stucchi em 7 de julho
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores