O especialista Sergio Cruz, da Cantu Grupo Wine, destaca rótulos que não tiveram contato com ingredientes de origem animal em sua produção

O Dia Mundial do Veganismo é comemorado em 1º de novembro. No universo dos vinhos veganos, a ética e a sustentabilidade se entrelaçam com a arte da vinificação. Para ser considerado um vinho vegano, o rótulo deve ser produzido sem o uso de qualquer ingrediente de origem animal, desde o cultivo das uvas até o engarrafamento final. Mas como reconhecer esses vinhos? 

Em homenagem a data, o sommelier Sérgio Cruz, da Cantu Grupo Wine, traz algumas dicas e destaca rótulos para os veganos que não abrem mão de um bom vinho. “A primeira dica é o consumidor ficar atento aos rótulos que apresentam expressões como ‘não filtrado’ ou ‘unfiltered’, indicando que o vinho não passou por processos de filtração e, consequentemente, não teve contato com ingredientes de origem animal”, explica o especialista.

A vinícola Família Torres, na Espanha, produz o espetacular Torres Esmeralda Branco. Elaborado a partir das uvas Moscatel e Gewürztraminer, este vinho vegano é uma verdadeira jóia. Sua frescura e elegância são percebidas logo no primeiro gole, com notas de maçã verde, lichia e flores brancas dançando no paladar, e um sutil traço de mel que o torna irresistível.

Depois seguimos para o Chile, onde a Viña Ventisquero apresenta o Ventisquero Queulat Gran Reserva. Este vinho, uma combinação de Cabernet Sauvignon, Syrah e Petit Verdot, impressiona com sua presença marcante. Um período de doze meses de maturação em carvalho francês lhe confere aromas de cereja, ameixa e um toque sublime de baunilha. Uma escolha perfeita para os apreciadores de tintos encorpados e que estão em  busca de rótulos veganos. 

Já para os apaixonados por vinhos de Portugal, o sommelier destaca a Vinícola Opta, que nos brinda com o Opta Dão Tinto. Este vinho, um blend de uvas Touriga Nacional, Alfrocheiro e Syrah, exibe um corpo médio e uma intrigante mistura de especiarias, como groselha, amora e notas de café. É uma escolha que celebra o caráter único dos vinhos portugueses. 

Sergio Cruz recomenda esses vinhos como exemplos notáveis da diversidade dos rótulos veganos disponíveis no Brasil e importados exclusivamente pela Cantu Grupo Wine. Um brinde a um estilo de vida consciente neste Dia Mundial do Veganismo! 

Onde comprar:

Torres Esmeralda Branco – Torres

Ventisquero Queulat Gran Reserva – Viña Ventisquero

Opta DÃO Tinto – Opta

Sobre a Cantu Grupo Wine 

A Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, possui 19 anos de operação B2B no mercado de vinhos, com presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda e mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio. O propósito da Cantu é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 50 produtores de 13 países. A Cantu Grupo Wine apresenta valores e uma filosofia que permitem à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo.

Mais informações em https://www.cantugrupowine.com.br/

Imagem de capa: Unsplash

Leia também:

Você sabia que nem todo vinho é vegano? Saiba como identificar!

Qual a diferença entre vinhos naturais, veganos e biodinâmicos?

Por Nadia Gonçalves em 1 de novembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores