A Nude, foodtech de substitutos lácteos, está ampliando seu portfólio! A novidade é o creme culinário de aveia, produto vegano desenvolvido pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento da Nude.
Segundo a marca, o lançamento é pioneiro no mercado brasileiro, com o objetivo de ser uma alternativa sustentável e saborosa em relação ao creme de leite de origem animal, tanto para receitas doces como salgadas.
A empresa é comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, tendo desenvolvido o primeiro leite vegetal carbono neutro do mercado e mostrando em suas embalagens o número da pegada ambiental para o consumidor. Portanto, é considerada a primeira marca de alimentos carbono neutro do Brasil.
Alexander Appel, co-fundador e Diretor de Operações da Nude, comentou sobre o lançamento: “Queremos chegar em mais lares brasileiros, por isso expandimos o nosso portfólio para atrair novos consumidores que buscam se aproximar de uma economia de baixo carbono”.
O creme culinário de aveia foi desenvolvido para todos que querem mudar seus hábitos de consumo
Quer saber mais sobre a composição desse produto?
O creme de aveia é composto por água, base de aveia (água e aveia), óleo de canola, emulsificante, carbonato de cálcio, goma xantana e sal marinho, embalado em uma caixinha TetraPak de 200g.
Giovanna Meneghel, CEO da foodtech, revelou: “Sabemos a importância do sabor e dos aspectos nutricionais, especialmente para a culinária. Pensando nisso, desenvolvemos o creme de aveia que proporciona experiência similar aos de origem animal, tornando uma opção para todos que estão tentando mudar seus hábitos de consumo”.
O creme culinário da Nude surge em um cenário de aumento significativo de produtos feitos à base de plantas — resultado das transformações percebidas no mercado industrial.
Até 2035, o setor tem previsão de movimentar entre US$ 100 bilhões (R$ 542,32 bilhões) e US$ 370 bilhões (R$ 2 trilhões), segundo dados compilados pelo The Good Food Institute.
O segmento de leite de aveia, por sua vez, apresenta uma expansão com maior destaque comparado às outras opções vegetais, especialmente pela sua versatilidade, acessibilidade nutricional e sabor. Fora esses elementos, a sustentabilidade dos produtos à base de aveia chama atenção, já que a sua produção requer menos água, terra e emite uma quantidade inferior de gás carbônico.
“Desde o início, o nosso maior compromisso é com a sustentabilidade e agora ampliaremos esse debate para a gastronomia. Calculamos a nossa emissão em todo o processo de produção — da plantação até as gôndolas do supermercado —, e o creme culinário também estampará a sua pegada de carbono no rótulo, assim como fazemos com as cinco versões do leite Nude”, acrescentou Giovanna Meneghel.
O creme culinário de aveia chegou ao mercado no dia 11 de fevereiro e está disponível nos supermercados em que a Nude está presente, além do e-commerce, com o valor sugerido de R$ 6,89.

Sobre a foodtech Nude
A empresa foi fundada em dezembro de 2020 por Giovanna Meneghel e Alexander Appel.
Os dois moraram na Alemanha entre 2015 e 2020, no país estrangeiro perceberam a demanda pelos leites vegetais, sendo assim, decidiram colocar essa ideia em prática ao retornar para o Brasil.
Atualmente, a empresa conta com os seguintes leites vegetais: baunilha, cacau, cálcio, original e a bebida barista para o café.
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*Imagem de capa: Edu Rodrigues/Divulgação
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