Entre mais de 400 equipes concorrentes, o Conselho Europeu de Inovação selecionou um consórcio de pesquisa líder pela empresa finlandesa Solar Foods para desenvolver uma tecnologia inovadora de produção de proteína de leite a partir de CO2 e eletricidade no âmbito do Pathfinder Challenge 2022. Esse desafio, procura projetos de pesquisa de vanguarda com potencial para fazer avanços avançados em suas respectivas áreas, alocará um investimento de 5,5 milhões de euros para apoiar o projeto HYDROCOW.

Proteína de CO2 e eletricidade

A Solar Foods está colaborando com a Universidade de Groningen, a Universidade RWTH Aachen e a FGen AG, uma parceria da Ginkgo Bioworks. O principal objetivo é conceber uma plataforma inovadora de biotecnologia que não dependa da agricultura tradicional, bem como da fotossíntese. Esta plataforma será empregada para a fabricação de alimentos, materiais, medicamentos, assim como produtos químicos de maneira ecologicamente sustentável.

O projeto HYDROCOW está focado no desenvolvimento de um sistema com pegada de carbono neutra. Ele alcança isso através da modificação genética de micróbios oxidantes de hidrogênio, que são capazes de produzir beta-lactoglobulina utilizando CO2 e eletricidade, ao invés de depender de soluções de introdução convencionais que consomem matérias-primas agrícolas para nutrir esses micróbios. Assim, essa abordagem revolucionária eliminou a necessidade de envolver animais na produção de proteína do leite, representando um avanço pioneiro nesta área. Dessa forma, caso seja bem sucedido, o projeto se tornará a primeira plataforma para aproveitar micróbios oxidantes de hidrogênio para a criação de proteínas do leite.

Solar Foods

A Solar Foods é uma das líderes na utilização de micróbios que se alimentam de CO2 e hidrogênio para o cultivo de um ingrediente alimentar. Seu principal produto, o Solein, já tem aprovação para negociações em Cingapura. A empresa finlandesa divulgou seus planos de inaugurar sua primeira instalação de produção em larga escala na Finlândia em 2024 e identificou uma parceria estratégica com a gigante japonesa Ajinomoto para o desenvolvimento de produtos à base de Solein com alto valor nutricional.

De acordo com o Dr. Arttu Luukanen, vice-presidente sênior da Solar Foods e coordenador do projeto: “O HYDROCOW poderá levar à criação de uma tecnologia verdadeiramente inovadora para a indústria alimentar. Estamos gratos pelo financiamento do EIC e pelo facto de partilharem a nossa visão sobre este projecto. Temos um consórcio altamente qualificado e mal podemos esperar para começar”.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Pesca desenfreada: o impacto na vida marinha

Pesquisa revela apoio dos brasileiros às refeições à base de plantas

Startups brasileiras sustentáveis concorrem a vaga em premiação global de inovação

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Solar Foods

Por Ana Cristina Gomes em 6 de setembro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores