A alimentação vegana tem ganhado cada vez mais popularidade nos últimos anos! Além de ser uma escolha ética e sustentável, o veganismo também traz uma série de benefícios para a saúde.

De acordo com a Associação Dietética Britânica e Academia Americana de Nutrição e Dietética, a alimentação vegana é adequada para todas as idades e fases da vida.

Ao adotar uma alimentação livre de carnes, leites e ovos, o aumento do consumo de alimentos nutritivos como, por exemplo grãos integrais, frutas, legumes, feijões, ervilhas, nozes e sementes é inevitável.

Alimentação vegana e saúde

Uma dieta vegana rica em frutas, verduras, legumes, grãos, castanhas e sementes oferece uma grande variedade de nutrientes, incluindo fibras, vitaminas e minerais. Estudos mostram que veganos tendem a ter níveis mais baixos de gordura corporal, pressão arterial e colesterol LDL (o “mau” colesterol), além de níveis mais elevados de antioxidantes e outros nutrientes.

Uma dieta vegana também pode ajudar a prevenir doenças crônicas, como diabetes tipo 2, doenças cardíacas e certos tipos de câncer. Isso ocorre porque uma dieta baseada em vegetais é naturalmente baixa em gordura saturada e colesterol, além de rica em nutrientes que protegem contra doenças, como fibras, vitaminas C e E, carotenoides e flavonoides.

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Estudos mostram o consumo diário de legumes pode reduzir o risco de câncer em cerca de 9 a 18%. Além disso, o consumo de pelo menos sete porções de frutas e vegetais frescos por dia, você pode reduzir o risco de morrer de câncer em até 15%.

Impactos positivos

A alimentação vegana pode ajudar a melhorar a digestão e reduzir a inflamação no corpo. As fibras dos alimentos vegetais ajudam na saúde do intestino, promovendo o crescimento de bactérias benéficas e combatendo risco de constipação e outros distúrbios gastrointestinais. Estudos também mostram que a alimentação vegana pode reduzir a inflamação no corpo, que está ligada a uma série de doenças crônicas.

Lembrando que é importante consultar um nutricionista para obter orientações sobre como seguir uma dieta vegana de forma saudável, assim como equilibrada.

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Imagem ilustrativa de capa: Pexels

Por Ana Cristina Gomes em 15 de maio