A Bioleather, produtora indiana de couro alternativo, desenvolveu um material biodegradável feito com a extração de fibras de celulose de resíduos de plantas de tomate.
Couro alternativo
Descrito como um material exótico com textura, cor e características únicas, a alternativa é composta por duas camadas distintas, eliminando a necessidade de uma camada de poliuretano presente na maioria dos couros alternativos, aumentando assim sua durabilidade.
As propriedades naturais do composto de tomate são conhecidas por conferir proteção contra deformações, além de torná-lo leve, fácil de limpar, resistente à água e à abrasão.
Anteriormente, em 2021, este material recebeu o prêmio de Melhor Inovação Têxtil no PETA Vegan Fashion Awards. Atualmente, a Bioleather disponibiliza uma coleção de calçados e bolsas confeccionados a partir do couro de tomate, além de oferecer uma opção de personalização para empresas que desejam utilizar o material em seus próprios produtos.
Além da produção de couro vegano de tomate, a Bioleather também oferece outro tipo de couro biodegradável, derivado de micróbios. Este material é neutro em carbono e utiliza corantes totalmente naturais em sua produção. Além disso, a Bioleather disponibiliza uma versão exótica que imita a textura da pele de jacaré, considerada ideal para uso em produtos de luxo.
Na Índia, diversas empresas desenvolvem couro alternativo feito a partir de materiais à base de plantas.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
Trocas fáceis e ecológicas para você fazer no dia a dia
6 marcas de cosméticos veganos de alta performance
Wakas: Linha de massas vegana e sem glutén chega ao Brasil
Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Bioleather