Conheça algumas empresas que estão inovando a carne plant-based na Europa!

Não faz muito tempo, a maioria das alternativas à carne limitava-se a produtos picados, como salsichas e hambúrgueres. Mas com a tecnologia avançando a um ritmo surpreendente, os consumidores agora podem desfrutar de uma variedade de produtos inteiros, tornando mais fácil do que nunca evitar a carne.

Aqui damos sete exemplos de bife plant-based, atualmente disponíveis no mercado europeu.

1 – Vivera

Em 2018, a marca holandesa Vivera se tornou uma das primeiras produtoras do mundo a lançar o bife à base de plantas.

O produto estreou na rede de supermercados britânica Tesco, onde 40.000 foram vendidos em uma única semana. Mais tarde naquele ano, o bife foi lançado na Holanda e na Bélgica, e a Vivera aumentou a produção para 100.000 unidades por semana, pois continuou a vender. Logo, a gigante brasileira de carnes JBS comprou a empresa.

O gerente comercial Gert Jan Gombert observou que os consumidores ficaram “quase sem exceção muito entusiasmados com o sabor e a textura do bife”.

2 – Redefine Meat

Redefine Meat oferece cortes inteiros à base de plantas impressos em 3D hiper-realistas, incluindo bife. Embora a empresa esteja sediada em Israel, ela chegou à Europa por meio de várias parcerias de serviços de alimentação, inclusive com o Steakhouse Bar and Grill de Marco Pierre White e outros restaurantes sofisticados do Reino Unido.

Os produtos Redefine Meat também estão disponíveis na Finlândia , Alemanha, Holanda, França, assim como na Áustria, com a empresa relatando um recorde de 70 parcerias em toda a Europa neste Veganuary.

3 – Juicy Marbles

Em 2021, a Juicy Marbles, com sede na Eslovênia, lançou o que alegou ser o primeiro filé mignon à base de plantas do mundo. Uma das primeiras alternativas de bife vendida crua e sem tempero, imita a textura muscular e o marmoreio da carne. A princípio, os bifes foram lançados pela DTC na Europa e nos Estados Unidos.

Mais recentemente, a Juicy Marbles lançou um lombo inteiro esculpido para criar bifes e muito mais. Assim, o produto ficou disponível no Reino Unido em dezembro de 2022.

4 – Meatless Farm

Em maio passado, a Meatless Farm, com sede no Reino Unido, lançou bifes veganos feitos de proteína de ervilha em 125 lojas Sainsbury’s em todo o país. No final daquele mês, os bifes chegaram à varejista online Ocado.

De acordo com Michael Hunter, diretor administrativo da Meatless Farm no Reino Unido e Irlanda: “Nosso novo bife à base de plantas é o nosso último passo na criação de novos produtos empolgantes e inovadores e na diversificação do mercado de carne plant-based”.

5 – Green Go

A Green Go é uma startup ucraniana que produz bifes plant-based e outras alternativas à carne. A empresa recentemente participou da nona coorte da ProVeg Incubator e realizou uma sessão de degustação no ProVeg HQ em Berlim no início deste ano.

Na demonstração, a GreenGo explicou que havia desenvolvido um bife à base de vegetais com estrutura semelhante à carne, gordura marmorizada e sabor e suculência semelhantes à carne animal. A empresa continua a produzir na Ucrânia, apesar do conflito em curso no país.

6 – NovaMeat

Em 2018, a espanhola NovaMeat produziu o que alegou ser o primeiro bife à base de plantas impresso em 3D do mundo. Em 2020, lançaram uma versão atualizada e apresentada na Alt Protein Conference no ano seguinte.

Os cortes inteiros da NovaMeat ficaram disponíveis ao público pela primeira vez em 2021, quando foram lançados no restaurante Disfrutar, com duas estrelas Michelin. Além disso, a empresa garantiu um investimento significativo no ano passado e espera lançar por meio de várias parcerias de varejo em 2023.

Os cortes inteiros da NovaMeat, lançados ao público pela primeira vez em 2021, no restaurante Disfrutar, com duas estrelas Michelin. Dessa maneira, a empresa garantiu um financiamento significativo no ano passado e espera lançar por meio de várias parcerias de varejo em 2023.

Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:

Carne plant-based usa 99% menos terra do que a carne animal

6 hospedagens veganas ao redor do mundo

O primeiro filé de porco cultivado estreia no Reino Unido

Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Juicy Marbles

Por Ana Cristina Gomes em 9 de fevereiro
Faça parte da comunidade da Vegan Business no WhatsApp: Notícias | Investidores