A Yeasty, startup com sede em Paris, levantou € 1,4 milhão em financiamento pré-semente para sua proteína sustentável derivada da levedura de cerveja reciclada.
A rodada, liderada pela Asterion Ventures, contou também com a participação da Satgana e Caméléon Invest.
De acordo com a empresa, o valor deve ser utilizado para produção de amostras em escala industrial e, até 2025, devem construir um local com capacidade para 5.000 toneladas por ano.
Processo de produção
A Yeasty utiliza a levedura de cerveja, um subproduto e utiliza um processo próprio para remover o amargor. Dessa maneira, a levedura se torna uma farinha adequada para vários produtos, como proteínas alternativas, ração para animais de estimação, nutrição esportiva e médica.
Proteína à base de levedura
Em todo o mundo, outras empresas também estão trabalhando na produção de proteína a partir da levedura. A NextFerm de Israel, produz a ProteVin, assim como a ProteinDistelery, que desenvolveu o que afirma ser a primeira proteína vegana personalizável com todas as funcionalidades da de origem animal.
De acordo com Juan Londono, cofundador da Yeasty: “A Yeasty pretende se tornar líder no mercado de proteínas alternativas democratizando o ingrediente mais completo e de baixo impacto. Graças à nossa tecnologia exclusiva, estamos agregando valor a um subproduto abundante e, com o apoio de nossos investidores, poderemos acelerar nosso crescimento”.
Gostou dessa notícia? Aproveite e leia também:
8 marcas veganas que estão com promoções na Black Friday
Wilk de Israel lança o primeiro iogurte híbrido feito com gordura de leite cultivada
PETA oferece US$ 1 milhão para alternativa de lã vegana
Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Yeasty