A Garden Gourmet, marca de plantas da Nestlé, anunciou recentemente o lançamento de uma edição limitada da Voie Gras, o foie gras vegano, em supermercados suíços e espanhóis.

De acordo com a Garden Gourmet, o Voie Gras com sabor, a textura e o aroma do tradicional, será a primeira alternativa vegana certificada a alcançar grande distribuição no varejo.

Consumo de foie gras caiu

Tradicionalmente, os produtores de foie gras alimentam os patos à força para tornar seus fígados gordurosos para a pasta rica e gordurosa. Ou seja, essa é uma rotina considerada uma das práticas mais cruéis da indústria agrícola.

De acordo com a Animal Equality UK, a produção de foie gras é proibida em países como: Suíça, Reino Unido, República Tcheca, Finlândia e Turquia.

O diretor culinário da Nestlé Espanha, Ignacio Rosés, destacou que o consumo de foie gras caiu nos últimos anos. “A alternativa vegana da marca vai revolucionar a mesa dos espanhóis neste Natal”.

Na França, a startup de tecnologia de alimentos Gourmey garantiu recentemente € 48 milhões para desenvolver seu foie gras cultivado. A Aberyne, recebeu um investimento da Tech Transfer Agrifood para expandir seus produtos para outros países, incluindo a Espanha.

Uma experiência de fusão

O centro de P&D da empresa na Alemanha desenvolveu o produto usando gorduras vegetais e proteína de soja combinadas com missô, fermento, gergelim torrado, pó de cogumelo e aroma de trufa branca. Voie Gras é mais barato do que um foie gras de fígado de pato tradicional e um pouco mais saudável, afirma o Gourmet Garden.

“Queríamos a melhor experiência sensorial e acreditamos que conseguimos. O Voie Gras oferece uma incrível experiência de fusão na boca, graças ao equilíbrio e combinação de seus ingredientes, tem sabor, aparência e textura semelhantes ao foie tradicional”, enfatizou Rosés.

Voie Gras será vendido na varejista suíça Coop e na Espanha. A edição limitada estará disponível nas lojas Carrefour, principalmente na Catalunha, região do Levante e Madri a partir de meados de dezembro.

Além disso, a Nestlé quer chegar ao mercado francês, onde o foie gras é uma tradição, onde a resistência tende a ser maior na substituição do patê de fígado pela opção vegana.

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Imagem ilustrativa de capa: Divulgação Nestlé

Por Ana Cristina Gomes em 29 de novembro
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